| 28/09/2002 10h36min
O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, revelou a interlocutores que terá um encontro com o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo, dia 29, no Rio.
– Num segundo turno entre Serra e Lula, fico com o sapo barbudo. Mas, se sentir que dá para ele ganhar no primeiro, vou orientar que o PDT vote em Lula agora – discursou Brizola, referindo-se ao apelido que deu a Lula na campanha de 1989.
O PDT de Brizola integra a Frente Trabalhista, que sustenta a candidatura presidencial de Ciro Gomes (PPS). Na quarta-feira, dia 25, ele telefonou para integrantes da Frente Trabalhista propondo uma reunião para discutir a hipótese. Ontem, no Paraná, enquanto Ciro lançava seu programa em São Paulo, Brizola, que é candidato ao Senado, tornou pública sua posição, num comício em Santo Antônio do Sudoeste.
Fiel aliado de Brizola, o vice-presidente do PDT, Carlos Lupi, confirma que essa é a sua intenção. Segundo Lupi, Brizola está preocupado com os ataques de que Lula será alvo num segundo turno contra o tucano José Serra. E, por isso, tenta convencer Ciro a desistir em favor de Lula.
– O ideal é a gente conversar para ver se existe a real possibilidade de Ciro ir ao segundo turno. Essa chance existe? Se não, devemos apoiar Lula já no primeiro – explicou Lupi, ao assegurar que Brizola já falou sobre isso, por telefone, com o próprio Ciro.
Em Minas, o candidato da Frente negou que o pedetista esteja articulando sua renúncia em favor de Lula:
– Isso não existe. Brizola tem sido um grande companheiro.
Explícitos ou não, Lula continua recebendo apoios. Em encontro ontem no Hotel Glória, no Rio, 148 integrantes do PMDB fluminense comunicaram ao candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vão apoiá-lo no primeiro turno, contrariando a orientação nacional do partido, que fechou coligação com o PSDB de José Serra.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.