| 05/09/2002 09h29min
Não poderia ser diferente. Sete dos oito candidatos em debate na Rádio CBN nesta quinta, 5 de setembro, adotaram a postura de apresentar as plataformas de governo durante o espaço reservado para a apresentação das candidaturas. A exceção foi o candidato Antônio Britto (PPS). O ex-governador, sétimo a ser apresentado pelo mediador Pedro Edir Farias, preferiu, além disso, enfatizar a oposição que seu partido defende contra o PT, sigla do atual governo do Estado. Britto convocou os demais partidos opositores a criarem um novo modelo de administração, contrário ao que o próprio definiu como modelo de involução.
O petista Tarso Genro, alvo das crtícas do ex-governador Britto, apresentou uma proposta voltada para a criação de empregos aos jovens e aos adultos já fora de mercado. Enfatizou a necessidade de se estender o desenvolvimento econômico e industrial à maioria dos gaúchos.
O mesmo foi observado durante a apresentação do candidato Germano Rigotto (PMDB). Embora faça parte do que se entende como oposição, Rigotto preferiu salientar que manterá os bons projetos dos governos anteriores a "atirar pedras" nos modelos que já passaram pelo Piratini. O candidato do PMDB destacou a importância de se formular um modelo que atente para a atração de investimentos, o que, segundo ele, não se vê atualmente.
José Vilhena (PV) preferiu apresentar seu partido. Destacou a importância da sigla como terceiro partido dos Estados Unidos, enfatizando como proposta de governo o ecologismo e o pacifismo, a educação e a cultura como formas de crescimento econômico.
Aroldo Medina prometeu, desde o início, ser um governante de rua. O oficial da Brigada Militar há 17 anos garante poder tornar o Rio Grande do Sul o Estado mais seguro do país. Carlos Schneider (PSC) defendeu a retomada do pacto federativo, enquanto Celso Bernardi (PPB) enfatizou a necessidade de o Rio Grande do Sul ter uma carga tirbutária equivalente aos demais Estados do país. Caleb de Oliveira
(PSB) garantiu
Investir no sistema de educação, com ênfase no ensino de novas tecnologias, mantendo a atual estrutura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
O debate, gerado pela FM Cultura e disponibilizado para as 262 emissoras associadas à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), é transmitido pela Rádio CBN 1120 e pelo clicRBS.
Ao todo, serão cinco blocos.
Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.