| 19/08/2002 13h22min
A Varig anunciou nesta segunda-feira, dia 19, que Arnim Lore substituirá Ozíres Silva como presidente da companhia aérea, que enfrenta problemas financeiros e tenta uma recapitalização.
– Arnim Lore será indicado novo presidente da companhia – disse um porta-voz da Varig.
O anúncio oficial da troca de comando será feito às 15h, durante entrevista coletiva na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A indicação de um novo nome para a presidência da empresa foi uma condição imposta pelos credores da companhia e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a continuidade das negociações para recapitalização da Varig.
Ozíres Silva disse na semana passada que esperava ser substituído a qualquer momento enquanto a Varig luta para se reorganizar e conseguir obter um aumento de capital de US$ 300 milhões de dólares junto ao BNDES e outras partes para ajudar a empresa a voltar ao azul após quatro anos de prejuízos. Lore, diretor financeiro da Rio-Sul, subsidiária da Varig, era o nome mais provável para assumir por causa de seu apoio por credores da Varig, como o Unibanco, onde já trabalhou.
O executivo também atuou como diretor financeiro da Varig e da Petrobras e já foi diretor do Banco Central, informou a assessoria da Varig. Após a escolha do novo presidente, o próximo passo será a saída imediata da Fundação Rubem Berta da gestão da empresa, com indisponibilidade dos bens, para evitar venda de ativos antes da entrada do BNDES e dos credores no controle da Varig.
A Varig vem acumulando prejuízos nos últimos quatro anos e teve sua crise agravada após os atentados contra os Estados Unidos, em 11 de setembro, que fizeram despencar a receita na área internacional. Com pesada dívida em dólar e quadro de pessoal inchado, a empresa começou 2002 com deficiência de caixa, o que a levou a demitir 10% do seu quadro de empregados e a parcelar os salários de julho. As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.