| hmin
Os 20 contêineres instalados na Penitenciária Agrícola de São Cristóvão, no meio oeste, começam a receber presos na próxima semana, que inicia no dia 21 de julho. As celas móveis têm capacidade para 120 detentos, mas em um primeiro momento somente 40 pessoas serão abrigadas. Segundo o diretor da instituição prisional, Rubens Rosa, os novos detentos, que serão transferidos da Grande Florianópolis, são procedentes da região serrana. O restante da capacidade das unidades será ocupada de maneira gradual.
A penitenciária também vai receber 12 agentes prisionais para trabalhar nas instalações recém-construídas. Além das celas, os 1.027 metros quadrados possuem salas administrativas, espaço para visitas, área para banho de sol e um outro contêiner para visitas íntimas.
As celas possuem banheiros com chuveiro elétrico e podem abrigar dois homens. Outros dois suportes na parede que podem ser transformados em beliches em caso de necessidade. Cada espaço possui instalações hidráulicas e elétricas independentes montadas no lado externo em uma área inacessível aos presos.
Achegada de mais presos na penitenciária não conta com a simpatia de parte da população do município. O presidente da Câmara de Vereadores, Nelcide Justino de Freitas, encaminhou um abaixo-assinado com 800 assinaturas para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitando o impedimento da inauguração das celas móveis. Segundo Freitas, o problema não é a segurança das celas, mas a quantidade insuficiente de agentes prisionais para supervisionar um maior número de presos.
As informações são do Diário Catarinense.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.