| hmin
O primeiro debate dos candidatos ao governo do Estado, realizado nesta quinta-feira, dia 4, foi morno. Sem a presença do candidato à reeleição Esperidião Amin (PPB), que confirmou participação em debates somente a partir da segunda quinzena de agosto, o encontro na Rádio Eldorado AM, em Criciúma, serviu apenas de prévia para os ataques que deverão ser mais acirrados com a proximidade das eleições.
O debate conduzido pelo jornalista Adelor Lessa teve pouco mais de duas horas de duração. Sérgio Grando (PPS), Gilmar Salgado (PSTU), José Fritsch (PT) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB) responderam questionamentos gravados por lideranças de Criciúma e a perguntas que um candidato formulou a outro. Os principais temas abordados no encontro, por ordem de manifestações, foram o desemprego, a privatização do Besc, a segurança pública e os projetos de desenvolvimento para o Sul do Estado. Os candidatos aproveitaram a ausência de Amin para alfinetar o governador em várias ocasiões, principalmente em relação à política de privatização e ao crescimento do desemprego.
Na primeira hora do debate, os quatro preferiram abordar as políticas nacionais e defender os projetos dos candidatos à Presidência. Na segunda, eles apresentaram de forma mais detalhada algumas das propostas que pretendem executar em Santa Catarina caso sejam eleitos. Luiz Henrique da Silveira salientou que vai apoiar qualquer candidato contra Amin caso não consiga seguir para o segundo turno.
Confiantes em surpreender no pleito, os candidatos do PT, PPS e PSTU também demonstraram afinidades partidárias numa possível aliança na reta final das eleições. Os quatro candidatos se comprometeram em participar de um segundo debate na mesma estação de rádio, no dia 16 de agosto, com a participação de Amin.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.