| hmin
As coligações para as eleições de outubro em Santa Catarina foram definidas perto do prazo final dado pela Justiça Eleitoral. Neste fim de semana, realizaram suas convenções o PMDB, PSDB, PT, PL, PPB, e PFL. O clima foi de disputa e muita negociação em todos os partidos. No sábado, dia 29, PMDB e PSDB acabaram com os rumores de que a aliança nacional não se reproduziria no Estado ao lançar Luiz Henrique da Silveira para o governo, com Cassildo Maldaner e Leonel Pavan para o senado.
No domingo, foi a vez do PT aprovar, de forma relutante, a aliança com o PL e confirmar a candidatura de José Fritsch ao governo. Já o PL buscou em sua convenção evitar conflitos com o PT. Ao ratificar a coligação, os cacifes liberais declararam, inclusive, a intenção de repetir a aliança com o Partido dos Trabalhadores em outras eleições.
Na coligação Mais Santa Catarina, o clima esteve tenso durante todo o dia com a polêmica em torno do nome que o PFL iria indicar para vice na candidatura de Esperidião Amin à reeleição. O governador exigiu a manutenção do atual vice, Paulo Bauer (PFL). Mas a cúpula da frente liberal decidiu pela abstenção, deixando o posto para Eni Voltolini (PPB).
Na quinta-feira, foi lançada, sem polêmica, a candidatura de Sérgio Grando para o governo do Estado. Ele se apoia na coligação entre PPS, PDT e PTB. Agora os partidos têm até a sexta-feira, dia 5, para oficializar suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.