| hmin
Um grupo de intelectuais gaúchos divulgou nesta quarta-feira, 26 de junho, um manifesto pela liberdade de imprensa e pelo estado de direito. Apresentado pelo cientista político Denis Rosenfield, em cerimônia na Assembléia Legislativa, o Manifesto pela Liberdade de Imprensa e Defesa do Estado de Direito repudia a atitude de integrantes do governo do Estado de processar jornalistas que criticam seus atos.
No documento, os intelectuais destacam que "uma sociedade na qual a liberdade de imprensa seja suprimida ou grandemente restringida torna-se uma sociedade escrava" e ressaltam que "quando os meios de comunicação passam a policiar-se, a liberdade de cada um está comprometida."
Na cerimônia, que contou com a participação de jornalistas, deputados e de dois candidatos ao governo do Estado – José Fortunati (PDT) e Germano Rigotto (PMDB) –, os oradores compararam a condenação de jornalistas a atos da ditadura militar e conclamaram a sociedade a clamar pela liberdade pública, paz e segurança dos gaúchos.
O governo do Estado divulgou nota questionando o manifesto, que chamou de "articulação com evidente interesse eleitoreiro".
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.