| 11/06/2002 22h43min
Liberadas da obrigação de se coligar nas eleições proporcionais, as executivas regionais do PTB e do PDT confirmaram nesta terça-feira, dia 11, a consolidação da Frente Trabalhista para a disputa majoritária no Estado.
Com a apresentação oficial da chapa que concorrerá às eleições de outubro – José Fortunati (PDT) para governador, Luiz Francisco Barbosa (PTB) para vice e Sérgio Zambiasi (PTB) para uma das vagas ao Senado –, os dois partidos comemoraram a aliança, considerada um "embrião para a unificação dos partidos trabalhistas".
A coligação estadual foi anunciada um dia depois da realização da convenção nacional dos partidos que compõem a Frente Trabalhista (PTB, PDT e PPS). No encontro, realizado em Pindamonhangaba (SP), as executivas nacionais do PTB e do PDT acataram a exigência do PTB gaúcho de disputar sozinho a eleição proporcional.
O único assunto proibido na apresentação da chapa majoritária da Frente Trabalhista foi a propalada dissidência do PPS gaúcho. A sigla, que concorrerá coligada com o PFL no Estado, tem Antônio Britto (PPS) como candidato ao Palácio Piratini.
Segundo Fortunati, a campanha da coligação será intensificada a partir de julho. Ele afirma que os partidos apresentarão metas "ousadas e viáveis" para o programa de governo da coligação e confirmou a realização da convenção conjunta no dia 22 de junho. Na ocasião, o PDT definirá em votação o candidato do PDT ao Senado entre o jornalista João Bosco Vaz e o professor Sérgio Borja. A candidatura do advogado Mathias Nagelstein (PDT) ao Senado, cogitada pela base do partido, não chegou a ser formalizada.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.