| 28/05/2002 09h13min
O ex-ministro do Planejamento e candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, será ouvido, às 10h desta terça-feira, dia 28, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banespa na Câmara dos Deputados. Às 15 horas, a CPI deve ouvir, em audiência pública, o ministro da Fazenda, Pedro Malan. Eles falam sobre o processo de intervenção realizado no Banco do Estado de São Paulo (Banespa) em 29 de dezembro de 1994, último dia útil da gestão de Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP), hoje presidente da CPI, como governador de São Paulo. Na época, Malan era presidente do Banco Central (BC).
O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) afirmou que, quando Ciro ocupava o cargo de ministro da Fazenda e Malan a presidência do BC, os dois tinham divergências com relação à necessidade da intervenção no Banespa. Segundo Berzoini, Ciro queria intervir no banco estatal em setembro de 1994 para preservar o patrimônio da instituição, que estava se deteriorando, mas Malan teria alegado dificuldades técnicas para realizar a operação. Os deputados querem saber se essas opiniões eram conflitantes devido a problemas técnicos ou políticos.
A comissão também investiga Vladimir Antônio Rioli, ex-sócio do senador e candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. Rioli é suspeito de haver facilitado uma operação irregular de repatriamento de US$ 3 milhões, originários da Ilhas Caimã. Ele era o vice-presidente de operações do banco, na época do negócio.
As informações são da Agência Brasil e da Agência Câmara.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.