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Com equipes em fase de estruturação, cinco partidos (PT, PPS, PMDB, PDT e PPB) deram a largada na disputa pelo voto. Das siglas com maior representação, apenas o PSDB ainda não definiu o candidato ao governo. Embora ainda não estejam com as candidaturas homologadas, as siglas pretendem fechar as equipes até o final do mês e preparar a partir de junho os programas do horário eleitoral gratuito que começarão a ser transmitidos em agosto. Com os candidatos Tarso Genro e Antônio Britto tecnicamente empatados nas pesquisas, os partidos deverão apostar alto nos programas eleitorais.
Ainda sem equipe de marketing definida, o PT pretende definir a marca da candidatura e as diretrizes até o final do mês. Este ano, a parceria com a Casa de Cinema – produtora responsável pelas duas últimas campanhas – deverá ficar restrita à orientação técnica da equipe liderada pelos cineastas Carlos Gerbase e Jorge Furtado. Segundo o coordenador de comunicação do PT, Marcel Frison, a campanha não terá um comandante, mas contará com a colaboração de Gerbase e Furtado “como militantes do partido”. Os programas passarão pelo crivo do publicitário baiano Duda Mendonça, que coordena a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência. O publicitário, que em 1998 trabalhou com Britto, recomendou ao PT gaúcho sintonia entre as duas campanhas.
O PPS trata a campanha de Britto com cautela. Principal adversário do PT, o partido insiste em dizer que não tem equipe nem diretrizes de ação planejadas. Respondendo interinamente pela coordenação, o deputado Nelson Proença (PPS) afirma que o partido só deverá se organizar depois da convenção conjunta com o PFL, no final de junho. O coordenador deverá ser indicado pelo próprio Britto. Proença é categórico ao afirmar que o PPS não contratará equipes de marketing de outros Estados. Segundo o deputado, Duda Mendonça cometeu “alguns equívocos em solo gaúcho”.
Celso Bernardi (PPB) manterá praticamente a mesma equipe da última eleição. Organizado pelo arquiteto Percival Puggina, o time terá o filho de Bernardi, o publicitário Fábio, no comando da área de marketing e comunicação. Os programas de rádio e TV ficarão a cargo da jornalista Tânia Moreira. A parte administrativa funcionará na sede do partido.
A candidatura do vereador José Fortunati (PDT) está em fase de planejamento. Segundo o coordenador, Romildo Bolzan Júnior, as atividades serão organizadas assim que a aliança com o PTB for oficializada. A sigla pretende contratar profissionais de marketing e publicidade, mas não definiu o coordenador. O cineasta gaúcho Beto Souza, responsável pela criação do programa de TV do PDT, que irá ao ar no dia 3 de junho, ainda não confirmou participação na campanha.
A equipe do deputado federal Germano Rigotto (PMDB) concentra esforços em roteiros pelo Interior. A sigla deverá definir um grupo liderado por um publicitário gaúcho até o final desta semana. Segundo o coordenador, Alberto Oliveira, o momento tem sido de reafirmação. Apenas depois da convenção as equipes serão fechadas.
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