| 09/05/2002 16h55min
O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo da Costa Leite anunciou nesta quinta-feira, 10 de maio, que desiste de concorrer ao cargo de vice na chapa liderada por Anthony Garotinho (PSB) para disputar a sucessão presidencial.
A decisão foi tomada após a divulgação de uma reportagem pela revista Época, no final da semana passada, a qual revelava que Costa Leite havia sido consultor do extinto Serviço Nacional de Informação (SNI) durante o regime militar.
O coordenador da campanha de Garotinho à Presidência, Márcio França, disse que o ex-ministro preferiu sacrificar sua candidatura a vice para não atrapalhar a de Garotinho.
• Leia a íntegra da nota divulgada por Costa Leite:
"Nota Pública
Quando coloquei o meu nome à disposição do Partido Socialista Brasileiro, atendendo a reiterados convites, o fiz movido pelo sentimento de que duas décadas de experiência na magistratura, culminadas com a presidência do Superior Tribunal de Justiça, nacionalmente conhecido como "O Tribunal da Cidadania", poderiam contribuir para as discussões dos problemas que afligem a sociedade brasileira nos dias de hoje. A política, no meu entender, seria a trincheira natural dessa nova etapa de minha vida.
Ainda que alertado para o que poderia advir dessa decisão, surpreendeu-me a dimensão que ganhou, nos meios de comunicação, a notícia segundo a qual eu fui, no passado, funcionário do Serviço Nacional de Informações. Muitas vezes, alimentada por pessoas que sempre souberam desse fato e sobre o qual jamais manifestaram uma só palavra.
Em nota que encaminhei à revista Época afirmei, peremptoriamente, que esse fato, por si só, não constitui nada que desabone a minha biogafia. Jamais omiti isso de ninguém, jamais compartilhei de atos que ferissem a minha consciência jurídica. Nada tenho, em absoluto, do que me envergonhar.
Desejo e pretendo continuar na luta pela construção de um país mais digno -até porque a ação política de um cidadão não se esgota em um partido-, mas, neste momento, prefiro apresentar o meu pedido de desfiliação do PSB. Tenho a convicção de que, com esse gesto, estarei contribuindo para a caminhada do candidato do partido à Presidência da República, Anthony Garotinho, a quem dirijo um agradecimento especial por suas palavras encorajadoras e almejo serenidade para que possa enfrentar as turbulências provocadas por aqueles que fazem da política não um fim, mas um meio para satisfazer interesse dissociados da grande maioria dos brasileiros.
Paulo Costa Leite
Brasília, 9 de maio de 2002."
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.