| 01/05/2002 16h10min
O Inter passou no teste mais difícil antes da disputa do Gauchão. Na tarde desta quarta-feira, a equipe não se abalou com os 2 mil metros de altitude de Quito e derrotou sem maiores dificuldades a seleção do Equador, classificada à Copa. Diante do time que bateu o Brasil nas Eliminatórias em 2001, o colorado marcou 2 a 1, com gols de Diogo Rincón (foto) e Cássio. Méndez descontou para os donos da casa, que ainda tiveram um gol equivocadamente anulado quase no final da partida.
A vitória no amistoso foi merecida. Depois de um primeiro tempo cauteloso, com poucas ousadias e muita energia poupada, o Inter se impôs na segunda etapa, quando os gols foram marcados. A defesa esteve bem organizada e permitiu poucos arremates do Equador. Quando o colorado abriu vantagem de 2 a 0, soube catimbar e segurar o resultado, demonstrando uma maturidade que faltou em momentos decisivos neste semestre.
Nos 45 minutos iniciais, cada time teve duas chances de abrir o marcador, e as oportunidades mais claras foram dos gaúchos. Aos 15 minutos, Librelato, que deixou Fernando Baiano no banco, desperdiçou grande chance. O atacante foi lançado por Clemer e entrou livre na cara do gol. Na hora do chute, bateu em cima de Cevallos. Aos 19, Tenório cabeceou bola cruzada na área e não marcou por detalhe. Dez minutos mais tarde, foi a vez de Clemer fazer grande defesa, tirando uma bola chutada no ângulo pelo veterano Aguinaga. Aos 39, Cássio arriscou da intermediária, tentando encobrir o goleiro. Apesar de estar adiantado, Cevallos conseguiu espalmar para escanteio.
No intervalo, o técnico Ivo Wortmann trocou Librelato por Fernando Baiano, buscando a jogada mais aguda. Mas foi o Equador que mais atacou nos primeiros minutos, sem grande objetividade. O Inter reagiu bem, atuando no erro do adversário, e acabou recompensado aos nove minutos. Cássio cruzou para a área, buscando Baiano, e o goleiro espalmou. Na altura da meia-lua, Diogo chutou, encobrindo Cevallos e marcando um belo gol. O predomínio colorado se consolidou, e o placar foi ampliado em seguida, num lance de bola parada. Cássio cobrou falta em frente à área e mandou no canto esquerdo uma bola rasteira, que ganhou velocidade por conta do ar rarefeito.
Aos 35 minutos, Fabiano Heves entrou no lugar de Clemer, que havia contundido o tornozelo em uma dividida. O jovem goleiro acabou falhando quando Méndez bateu de fora da área aos 41. Em seguida, Aguinaga recebeu a bola em condições legais e chutou na saída de Fabiano. O árbitro equatoriano Byron Moreno anulou a jogada e expulsou o atacante. Até a sorte ajudou o Inter, que deve enfrentar o Ypiranga, de Erechim, em amistoso marcado para o próximo dia 12. Dia 19, o colorado estréia no Campeonato Estadual diante do Juventude, no Alfredo Jaconi.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.