| hmin
As direções estaduais dos partidos que integram a Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT) reuniram-se nesta sexta-feira, dia 26 de abril, pela primeira vez em sete meses, para debater o impasse que impede a consolidação da aliança no Estado.
Considerando o "excesso de vetos e imposições" como empecilho para o avanço das negociações, os três partidos resolveram recomeçar as articulações e debater a composição da chapa majoritária num novo encontro, na segunda-feira.
A reunião das siglas, na sede estadual do PDT, estendeu-se por duas horas e contou com a participação de dois representantes de cada partido. No encontro, os dirigentes comprometeram-se a retirar vetos aos candidatos apresentados até o momento e fazer novas sugestões de chapas na segunda-feira, depois de consulta às executivas dos partidos.
Momentos antes do encontro, o presidente estadual do PDT, deputado estadual Vieira da Cunha, afirmou que a reunião serviria para "afastar os boatos de que o PDT se recusa a conversar". Vieira acrescentou que esperava que o PPS e o PTB fossem sensíveis aos apelos das cúpulas nacionais. Ao término da reunião, como porta-voz do grupo, considerou a conversa um "desabafo conjunto".
Segundo Vieira, o PDT manterá a indicação de Fortunati para o governo do Estado. No entanto, durante o encontro, o próprio deputado deu sinais de que a conversa poderia mudar de rumo. Passava pouco mais de uma hora do início da reunião quando ordenou a assessores que escondessem panfletos recém-chegados. O material divulgava o ato partidário de lançamento da candidatura de Fortunati ao Piratini, marcado para segunda-feira.
O presidente do PPS estadual, deputado federal Nelson Proença, preferiu deixar a sede do PDT calado. Mais tarde, por telefone, disse que a reunião "limpou o passado" e garantiu que os três partidos conseguiram retomar o diálogo. O deputado afirmou que só deverá definir a chapa que apresentará na segunda-feira, depois de reunir-se com a executiva estadual.
Para o vice-presidente estadual do PTB, Cláudio Manfrói, a reunião confirmou a manutenção das articulações da Frente no Estado. O PTB gaúcho permanecerá defendendo a indicação do senador José Fogaça (PPS) ao governo do Estado.
Na segunda-feira, os três partidos voltarão a se encontrar na sede do PDT, às 11h. A reunião antecederá o ato de lançamento da candidatura de Fortunati, que ocorrerá às 19h, com a presença do presidente nacional da sigla, Leonel Brizola.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.