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Os 67 Postos de Atendimento Temporário (PAT) do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), espalhados em quase todos os Estados brasileiros, já atenderam a mais de 232 mil trabalhadores com direito à complementação no FGTS. A Caixa Econômica Federal inaugurou o serviço de atendimento dos PAT no último dia 2 de abril, com o objetivo de informar, orientar e auxiliar os trabalhadores que aderiram ou querem aderir ao pagamento pelo governo federal da complementação das contas do FGTS. O ressarcimento foi instituído pela Lei Complementar 110/01, que contempla os Planos Verão (janeiro/1989) e Collor I (abril/1990). Além dos Postos, a Caixa também estendeu o horário de cerca de 800 agências para atendimento exclusivo do FGTS.
Aproximadamente 13,5 milhões de trabalhadores já assinaram o Termo de Adesão necessário para se ter direito à complementação do FGTS. A Caixa recebeu até agora cerca de 88% dos dados dos bancos – o equivalente a 45,1 milhões de contas – necessários ao processamento de todas as 53,1 milhões de contas previstas para a complementação. A Caixa já enviou para os Correios distribuírem as informações de quase 10 milhões de extratos.
Para dependentes de titulares de contas já falecidos, é possível fazer a adesão no próprio PAT. O trabalhador que procurar o PAT para explicações sobre o saldo verificado, deve levar o extrato encaminhado pela Caixa e a carteira de trabalho. No próprio extrato, deverá ser observado se o trabalhador poderá fazer o saque ou se a diferença será depositada na conta vinculada do FGTS, ainda vigente.
O saque poderá ser feito nas agências da Caixa, para o trabalhador que tem direito e não optou pelo crédito em sua conta bancária. Para valores de até R$ 300, o saque pode ser realizado também nas Casas Lotéricas, nos Correspondentes Bancários – Caixa Aqui – e nos terminais de saque nas salas de auto-atendimento. Para saque ou consulta de saldo em terminais eletrônico-financeiros é preciso utilizar o Cartão do Cidadão.
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