| 14/04/2002 18h02min
Cumprindo tabela na Copa Sul-Minas, o Inter se despediu do torneio com vitória por 1 a 0 sobre o Pelotas, na Boca do Lobo. Com o resultado, o time permaneceu em sétimo lugar, com 23 pontos. E os donos da casa escaparam do rebaixamento, apesar da derrota. Foram beneficiados pelo Grêmio, que goleou o Mamoré por 6 a 1 e decretou o descenso da equipe mineira.
O jogo deste domingo foi disputado em clima de Gauchão, sem muito brilhantismo técnico, mas com bastante pegada de ambos os adversários. O empenho dos jogadores resultou em lances ríspidos, diversos cartões amarelos e duas expulsões – Fabiano Costa desfalcou o Inter quase no final, e Samuel, do Pelotas, foi para o vestiário aos 34 do primeiro tempo. O único gol da partida foi marcado somente aos 35 da etapa complementar, de pênalti sofrido por Leandrão. Fabiano Costa (foto) converteu, batendo no canto direito do goleiro Rafael.
Nos primeiros 45 minutos, o Inter jogou mal e criou poucas chances no péssimo gramado do estádio pelotense. Fabiano Costa esteve pouco produtivo na armação das jogadas e fez a torcida sentir falta dos meias Carlos Miguel e Diogo Rincón, que não atuaram por conta de lesões. Já o Pelotas dominou pela maior parte do tempo e esteve mais perto do gol, graças às arrancadas de Paulo César e Michel, destaques do time da Zona Sul. Não abriram o marcador graças ao bom desempenho da defesa, reforçada de três zagueiros, e também devido à grande atuação do goleiro Clemer.
A expulsão de Samuel, cerca de 10 minutos antes do intervalo, custou caro para o Pelotas. Peça fundamental do ataque, ele foi para a rua quando tocou na bola com as mãos, depois de cair e pedir a marcação de falta. Já tinha o cartão amarelo e recebeu o vermelho do árbitro Fabiano Gonçalves. Com um homem a mais, o técnico do Inter, Ivo Wormann, abandonou o esquema 3-5-2 e fez duas alterações na equipe para o segundo tempo. Ele sacou o zagueiro Bernardi e apostou na entrada de Leandrão. Também trocou Librelato, de jornada discreta, por Daniel Carvalho. O colorado partiu para o ataque, mas não teve objetividade e perdeu alguns gols feitos. A chance da vitória surgiu aos 33 minutos, quando Fábio Pinto tocou entre os zagueiros para Leandrão. De cara para a goleira, o centroavante marcaria se não fosse carregado dentro da área. Fabiano se redimiu da tarde pouco inspirada e cobrou o pênalti com categoria.
Agora, o colorado inicia a preparação para o único campeonato que resta por disputar no semestre – o Gauchão, cuja fase decisiva se inicia em maio. Direção e comissão técnica se reúnem nesta segunda-feira a fim de estabelecer "ajustes internos" no Departamento de Futebol. O presidente Fernando Carvalho garante que não haverá mais dispensas no grupo principal – Maricá teve o contrato rescindido semana passada –, desmentindo rumores indicando o contrário. A partir desta semana, o Inter disputa uma série de amistosos.
ALESSANDRO REIS© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.