| 28/03/2002 17h53min
O ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, disse na tarde desta quinta-feira, dia 28, que a invasão da Polícia Militar do Maranhão ao serviço de inteligência da Polícia Federal, em São Luís, não teve motivação política.
Aloysio afirmou, durante a inauguração da nova sede da PF de São Paulo, que nunca houve rivalidade entre a PM do Maranhão, subordinada à governadora Roseana Sarney (PFL), e a PF. Ele disse também não acreditar que ação tenha sido uma vingança da governadora.
A ação na PF ocorreu na quarta-feira, dia 27. A PM procurava, amparada em um mandado judicial de busca e apreensão expedido a pedido da própria polícia do Estado, indícios de "atividade criminosa". Roseana negou por meio de sua assessoria saber sobre a operação.
A governadora, entretanto, vinha acusando os órgãos de inteligência do governo federal de espionagem e de armar uma conspiração que levou à apreensão de dinheiro da empresa Lunus. No dia 1º de março, a PF realizou busca na sede da empresa – que é de propriedade de Roseana e de seu marido, o empresário Jorge Murad. Na ação, foram apreendidos documentos e uma quantia no valor de R$ 1,34 milhão. A PF investiga a participação da Lunus em ações fraudulentas na extinta Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.