clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Correntes que apoiaram Olívio devem indicar candidato a vice

Duas correntes do PT devem disputar a vaga de vice na chapa de Tarso Genro no encontro estadual do partido, marcado inicialmente para os dias 22 e 23. O atual vice-governador Miguel Rossetto, o ex-prefeito da Capital Raul Pont e o prefeito de Caxias do Sul, Pepe Vargas, os três da Democracia Socialista (DS), e o deputado estadual Ivar Pavan, da Ação Democrática, são os mais cotados.

A disputa se dará entre as próprias correntes que apoiaram o governador Olívio Dutra, já que Tarso desde o início da campanha defendeu que o vice fosse indicado pela ala derrotada na prévia. A DS é, isoladamente, a facção mais forte no partido, com maior número de delegados ao encontro estadual. Para indicar o vice, no entanto, necessitará dos votos das outras correntes que apoiaram o governador.Rossetto seria o vice mais provável se Olívio fosse o vencedor.

Com a vitória de Tarso, surge a possibilidade de Pont ser indicado, repetindo a chapa que comandou a prefeitura de Porto Alegre de 1993 a 1996. Antes da prévia, Pont vinha sendo uma das principais apostas do PT para deputado estadual. Há uma expectativa de que o ex-prefeito se torne um puxador de votos entre os candidatos à Assembléia Legislativa. Entre as correntes que dão sustentação a Tarso há um maior número de simpatizantes de Pont do que de Rossetto.

Pepe tem simpatia entre os grupos pró-Tarso, inclusive do próprio candidato a governador. As posições do prefeito caxiense são consideradas mais próximas das de Tarso. Para ser vice, no entanto, Pepe terá de renunciar ao cargo de prefeito com apenas um ano e meio de mandato, a exemplo de Tarso. Um dos fatores que poderão pesar contra a DS é o fato de que ficará com o comando da administração de Porto Alegre.

Com a renúncia de Tarso nas próximas semanas, a Democracia Socialista passará a governar a Capital com João Verle, atual vice-prefeito. A alternativa para dar menos poder à DS seria indicar um petista da segunda maior corrente que apóia Olívio, a Ação Democrática. Nesse caso, deputado Ivar Pavan é o nome mais forte.

DIONE KUHN
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet
Grupo RBS

© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.