| hmin
A cúpula nacional do PT decide nesta sexta-feira, dia 15, se envia ao Estado o secretário-geral da sigla, Luiz Dulci, para acompanhar no domingo, dia 17, a prévia que escolherá os candidatos petistas a governador e a presidente da República. A prévia gaúcha deve registrar o maior índice de participação de filiados no país, de acordo com a avaliação da direção nacional, em razão do duelo pela indicação entre o governador Olívio Dutra e o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro.
Dulci é integrante da Articulação Unidade na Luta, corrente moderada encabeçada pelo presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, e que detém a maioria da direção nacional. A cúpula tentou até o final evitar que Olívio e Tarso fossem à prévia. A maioria dos moderados gaúchos está com o prefeito. Informado da declaração do prefeito de Gravataí, Daniel Bordignon, de pedir a presença de um observador da direção nacional na prévia no município, o secretário nacional de Organização, Silvio Pereira, atestou que já havia a intenção de designar um representante para acompanhar o pleito em todo o Estado.
Conforme Pereira, a decisão será tomada depois de consulta ao presidente estadual do PT, David Stival, e às coordenações de Olívio e Tarso.
– A direção nacional se reserva o direito de ir independentemente de consulta, mas vai fazer a consulta – informou Pereira.
De acordo com o secretário, não está descartada a possibilidade de deslocamento do presidente nacional do partido, deputado José Dirceu (SP). Ontem, em Brasília, o deputado não quis se manifestar sobre a prévia gaúcha. O acirramento de ânimos entre simpatizantes de Olívio e Tarso preocupa a direção nacional, e a presença do observador, segundo Pereira, serviria para “ajudar” o PT gaúcho.
– Não queremos botar mais fogo na fogueira – disse o secretário de Organização.
Além do Rio Grande do Sul, haverá prévia do PT para eleger candidatos a governador em outros três Estados: Paraná, Goiás e Piauí. O secretário nacional de Finanças do PT, Delúbio Soares, acompanhará a escolha em Goiás, o secretário nacional sindical, Marcelo Sereno, no Paraná, e o integrante do diretório nacional Francisco Rocha, no Piauí. No resto do país, os concorrentes serão apontados em encontro estadual.
O PT promove também uma prévia para escolher o candidato à Presidência entre Lula e Eduardo Suplicy, senador por São Paulo. Do total de 837 mil filiados habilitados a votar no país, a cúpula prevê a participação de 150 mil em 2,5 mil municípios.
LUIZ ANTÔNIO ARAUJO© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.