Na Trilha dos Rios
Na Trilha dos Rios é uma série com cinco episódios que mostra os grandes rios, os lagos e a costa que desenham o mapa gaúcho. O rio Uruguai, que nasce no topo dos aparados e vai serpenteando e definindo a fronteira até seguir ao caudaloso Mar do Prata. Os rios Jacuí, Ibicuí, Taquari, rio das Antas e Lagoa dos Patos. Seus mistérios, lendas e caminhos selvagens e traiçoeiros.
Argumento de André Costantin, direção de Rene Goya Filho, Juan Zapata e Boca Migotto. Produção executiva é da Estação Elétrica Filme e vídeo. Coordenação de produção de Nice Sordi e direção geral de Gilberto Perin. Realização da RBS TV.
Rio Uruguai - Um rio cortado pelo tempo
O primeiro episódio da série mostra o Rio Uruguai, o grande rio do Rio Grande do Sul e um dos maiores cursos de águas do continente. Das nascentes, nos Campos de Cima da Serra, até a foz, na tríplice fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, o rio Uruguai desenha diferentes regiões e culturas do Estado. Ele é também um rio de intensas transformações ao longo da História, um rio de muitos outros rios. Depois das cabeceiras de águas rápidas e cristalinas, o seu leito é modificado pela formação dos lagos de usinas hidrelétricas.
Quando atinge e fronteira com a Argentina, o rio se lança por grandes saltos e cachoeirões, com formações impressionantes como o Salto do Yucumã, a cachoeira mais extensa do mundo. Um rio de muitas histórias e aventuras guardadas em suas margens; o rio missioneiro e, por fim, o rio do encontro entre gaúchos de três países – para depois seguir seu curso em outras terras, até formar o Rio da Prata e encontrar o mar.
Rio das Antas - O Vale da Fé
O Rio das Antas é o grande caminho das águas da Serra Gaúcha. Desenhando um vale sinuoso e profundo, o rio sempre foi um obstáculo a ser vencido pelos desbravadores e tropeiros da região, depois também pelos imigrantes europeus – italianos, principalmente – que povoaram a serra e deram início a vilas e cidades.
O Rio das Antas moldou a identidade dos territórios da Serra, determinando ao mesmo tempo o desenvolvimento e o isolamento de diferentes lugares. O episódio revela, também, as belezas do Vale das Antas, que guarda até hoje remotos pontos de passagem, em balsas e pontes antigas de ferro e pedra. O Rio das Antas serpenteia a Serra, desde o alto dos Aparados até encontrar o vale do Taquari. Mas o Antas continua, indomável, sua trajetória de abrigar paisagens, identidades e sotaques muito particulares dentro do Rio Grande do Sul. Ao lado do trabalho, a fé foi o grande valor dos imigrantes para superar os medos e os desafios do Vale do Rio das Antas. A vida era feita de trabalho, de fé, e de cantorias, de uma margem a outra do rio.
Rio Ibicuí - Rio das areias
Em pleno pampa rio-grandense, o Rio Ibicuí forma uma paisagem única, de margens tranquilas e extensas praias de areias brancas. Esse episódio vai mostrar os rios formadores do Ibicuí, que nascem na região central do Estado. Quando atingem o pampa, são outras águas, reunidas num grande leito sinuoso que se modifica conforme os ventos e as estações. O Ibicuí é o rio das areias, o rio que ainda espelha na superfície o gaúcho rio-grandense mais autêntico; é também o rio que banha e irriga lavouras e muitas outras atividades econômicas, e que por isso corre o risco de, no futuro, desaparecer da paisagem do pampa.
O curso tranquilo e caudaloso do Ibicuí segue seu caminho de resistência, vai aumentando e desenhando o pampa, até tornar-se o maior tributário do Rio Uruguai, onde desaguam suas forças e também as origens da cultura rio-grandense.
Lagoa dos Patos - Mar de Dentro
A Lagoa dos Patos é o mar doce do Rio Grande do Sul. Talvez por isso as histórias e aventuras dos navegadores dos grandes oceanos se reproduzem, de alguma forma, na imensidão de águas e areias da Lagoa dos Patos. O episódio resgata as histórias de navegações e memórias dos habitantes da Lagoa, que remetem a lendas e jornadas de desbravamento, quando o território do Rio Grande do Sul ainda estava por ser conquistado. Com imagens de todo o percurso da Lagoa, desde o Lago Guaíba e o Farol de Itapuã, perto de Porto Alegre, até a foz, na Barra de Rio Grande, o episódio revela os ambientes mais remotos e pitorescos da Lagoa. O programa apresenta ainda cenas aéreas inéditas sobre a vastidão de águas doces, que em alguns pontos chega a ter mais de 50 quilômetros de distância entre uma margem e outra.
Rio Jacuí - O generoso
O Rio Jacuí encerra a série com um alerta: as águas do Rio Grande do Sul precisam ser melhor cuidadas. Em toda a extensão do Jacuí, cidades e populações inteiras retiram energia e sustento do rio, que apesar de séculos de exploração continua sendo uma fonte importante de vida e desenvolvimento na região central do Estado. Neste sentido, o Jacuí é também uma mensagem de esperança e de renovação. O rio nasce nas proximidades de Passo Fundo, aumenta e se transforma, até chegar em Porto Alegre, onde encontra o Guaíba.
O episódio mostra que o Rio Jacuí é antes de tudo um rio generoso: oferece água para as plantações e para a sede de populações, energia para as cidades. Também é o rio navegável que possibilitou o desenvolvimento econômico, o assentamento e o progresso de imigrantes em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. E, como os demais grandes rios do Estado, é também um rio de belas paisagens.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.