Mistério Farroupilha
A fuga do líder farrapo Bento Gonçalves da prisão na Bahia foi possível com a ajuda dos maçons. A Igreja Católica no Rio Grande do Sul, durante a Guerra dos Farrapos, esteve separada da Igreja Superior do Rio do Janeiro, e por consequência, do Vaticano. Símbolos na bandeira, no brasão e na própria arquitetura dos prédios públicos e privados no Estado fazem referências a símbolos da maçonaria, como o esquadro, o martelo, o delta e o olho que tudo vê. É possível que os principais líderes farrapos tenham sido influenciados por ideais republicanos difundidos em reuniões maçônicas? Os membros da Igreja foram perseguidos por não aceitarem a constituição da República Piratini e uma igreja própria?
Muitos questionamentos rondam os mistérios sobre a Revolução Farroupilha. A influência da maçonaria nas decisões e conflitos que aconteceram nos dez anos de sangrentas lutas e a cisão da Igreja Católica do Rio Grande do Sul com o Vaticano são assuntos abordados no documentário Mistério Farroupilha, especial sobre a Guerra dos Farrapos.
Com depoimentos de historiadores, líderes maçônicos e estudiosos católicos, o documentário sugere questionamentos sobre esses mistérios perdidos na história oficial do Rio Grande do Sul.
Ficha técnica:
Direção de Marta Biavaschi. A pesquisa é de Carlos Urbim. Roteiro de Grace Luzzi e Vicente Moreno. Fotografia de Pablo Escajedo e arte de Bernardo Zortéa. Produção de Gino Basso e trilha sonora de Arthur de Faria. A coordenação de produção é de Nice Sordi. Direção Geral de Gilberto Perin. Realização: RBS TV de Porto Alegre.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.