A Era dos Dinossauros
Um Mergulho no Mundo Pré-Histórico
Os fósseis dos dinossauros mais antigos do mundo foram encontrados em solo gaúcho. Eles viveram por aqui, há 280 milhões de anos, quando África e América do Sul eram um mesmo continente e o Rio Grande do Sul estava no centro desse território.
Descobertas fascinantes no território gaúcho; o trabalho de pesquisadores que se dedicam a encontrar fósseis de animais pré-históricos; detalhadas animações em 3D dos sauros do Rio Grande do Sul; o encanto do personagem “Dino” que vai levar o telespectador a uma viagem a um mundo curioso e desconhecido; tudo estará no primeiro programa que conta como a Terra se modificou há milhões de anos e gerou condições para o surgimento dos dinossauros.
A Era dos Dinossauros tem roteiro e direção de Paulo Nascimento e Voltaire Danckwardt (que também assina a direção de arte). Co-roteiro de William Mayer. A animação 3D foi realizada pelo Instituto de Artes e Instituto de Geociências da UFRGS e pelos designers Alexandre Link e Adolfo Bittencourt. Pesquisa de Carlos Hahn. Fotografia de Alexandre Berra e música original de André Trento. Produção executiva da Accorde Filmes. Os programas serão exibidos em HDTV. O Núcleo de Especiais tem direção geral de Gilberto Perin. Realização RBS TV de Porto Alegre.
Sinopses
Continente Único
No Rio Grande do Sul foram encontrados os fósseis dos mais antigos dinossauros do mundo. Durante a união de todos os continentes em um só, chamado Pangéa, há 280 milhões de anos, a América do Sul era ligada a África. O Rio Grande do Sul situava-se no centro desse imenso continente e foi ali que surgiram os dinossauros. Nessa região são encontrados atualmente muitos fósseis desses animais pré-históricos. O primeiro programa mostra a formação da Pangéa, a posterior separação dos continentes e as condições para o surgimento dos dinossauros.
A lei do mais forte
As condições de sobrevivência e os animais pré-históricos que surgiram durante o período Triássico no Rio Grande do Sul e que se espalharam pelo mundo. A luta pela sobrevivência durante o Triássico, há 250 milhões de anos, causou a extinção de várias espécies de animais que hoje são encontrados fossilizados sob as rochas de algumas cidades do Rio Grande do Sul. Entre estes, estão os Rincossauros, animais herbívoros, abundantes no mundo inteiro naquela época e que eram o alimento preferido de carnívoros agressivos como o Staurikossauro, Eoraptor e Herrerasauro, encontrados em toda região sul da América do Sul.
Terríveis Lagartos
Estudos sobre os animais pré-históricos levam pesquisadores a crer que dinossauros e mamíferos tem uma origem em comum, os “Amniotas”, animais que não podiam viver longe de fontes de água.
As descobertas científicas na área da paleontologia, como por exemplo: a galinha é um dos descendentes diretas dos dinossauros e que os mamíferos, entre eles, os humanos, descendem de um animal chamado Cinodonte, semelhante aos lobos atuais.
O início do fim
Será que o ser humano teria se desenvolvido se os dinossauros não tivessem sido extintos? O fim dos dinossauros e os recursos atuais de reconstituição dos fósseis encontrados no Rio Grande do Sul. Depois da queda do meteorito na região de Yucatan, no Golfo do México, os dinossauros desapareceram da Terra. Esses animais foram soterrados sob centenas de metros de rochas e por processos químicos seus ossos foram transformados em fósseis. Hoje, os recursos de computação gráfica e os conhecimentos paleontológicos permitem a reconstituição dos grandes vertebrados do período Triássico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.