clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Lateral Paulo Baier é suspenso por 120 dias por doping

Criciúma foi acusado de negligência e multado em cerca de R$ 6 mil

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o lateral Paulo Cesar Baier com a pena mínima de 120 dias por uso de doping na partida entre Criciúma e Atlético (MG), no dia 10 de julho, pelo Campeonato Brasileiro. O julgamento foi realizado na noite desta segunda, dia 18, no STJD, no Rio de Janeiro. O clube foi multado em cerca de R$ 6 mil, mas pode recorrer ao Tribunal Pleno do STJD.

De acordo com a punição, Baier só estará à disposição na penúltima rodada, dia 6 de dezembro. O jogador foi denunciado pela comissão disciplinar do STJD por uso de clortalidona, substância que mascara esteróides anabolizantes, e corria o risco de receber uma suspensão máxima de 360 dias.

A substância proibida integra a composição química do Higroton, um diurético anti-hipertensivo ministrado ao jogador durante internação no Hospital São José no final da noite de 7 de julho. Nos comentários que antecederam a votação, quatro dos cinco auditores criticaram a conduta do departamento médico do clube, por omissão, negligência e até desrespeito ao atleta.

Ao final do julgamento, o jogador repetiu as declarações feitas quando a denúncia foi oferecida ao STJD.

– Eu fui culpado por uma coisa que não fiz. Quem vai sair por baixo sou eu – disse Paulo Baier.

O médico cardiologista Agenor Silvestre esteve presente como testemunha e relatou que o Higroton foi ministrado na tarde de terç porque a pressão arterial do atleta se mantinha elevada quase 12 horas após a internação.

– Nunca me passou pela cabeça que aquele diurético tinha uma substância proibida – declarou Silvestre.

Nesta terça, dia 19, o departamento jurídico tem nova missão no STJD. O zagueiro Léo Oliveira será julgado pela expulsão diante do Paraná, no final do primeiro turno da competição.

O jogador está incurso no artigo 308 do CBDF e como é considerado réu primário, deverá receber uma partida de suspensão, já cumprida diante do Coritiba. A partida entre Criciúma e Ponte Preta que estava marcada para acontecer na quarta foi adiada para às 20h30min de quinta.

O jogo foi transferido para atender ao contrato de televisionamento, uma vez que a Sportv precisou preencher a grade de programação após a antecipação do horário do jogo entre Inter e Fluminense, que ocorre às 15h de quinta, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

As informações são do Diário Catarinense.


Notícias Relacionadas

16/08/2003 19h53min
Criciúma empata fora de casa com o São Paulo: 0 a 0
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.