A melhoria da qualidade da educação no Brasil precisa ser uma prioridade para todos: governos, escolas, professores, famílias, enfim, de toda a sociedade. Entendo que o Brasil não conseguirá chegar a um patamar adequado de desenvolvimento econômico e social de longo prazo se mantiver o mesmo nível educacional de hoje. A educação tem um impacto profundo e duradouro em toda a estrutura do País, formando bons cidadãos, qualificando o mercado de trabalho e, consequentemente, aumentando a produtividade dos governos e empresas. Para alcançarmos um sistema de qualidade é preciso, primeiramente, garantir que nossos professores sejam adequadamente capacitados, tenham carreiras atrativas, com base na meritocracia, e que as escolas estabeleçam metas claras de aprendizado em cada série, com a gestão do aprendizado baseada em critérios de avaliação permanentes e padronizados, com indicadores de desempenho. Além disso, é necessário haver um melhor regime de colaboração entre os governos federal, estaduais e municipais, maior participação dos pais no aprendizado dos filhos e maior acesso a novas tecnologias. Nesse sentido, destaco o papel do Movimento Todos pela Educação, que desenvolve um amplo programa de sensibilização da sociedade civil e dos governos, visando um educação de qualidade para o Brasil.
Para que isso seja resolvido é preciso principalmente estabelecer metas de aprendizado em cada série e dar ênfase no reforço escolar.
Quando os pais participam da vida escolar de seus filhos, eles se sentem mais seguros, motivados, estimulados e com vontade de aprender. Por isso, a participação dos pais na educação pode influenciar de modo efetivo o desenvolvimento escolar das crianças e jovens.
Para melhorar a estatística, é necessário garantir uma carreira atrativa, com estímulos de desempenho, qualificação educacional, capacitações periódicas, acesso à novas tecnologias de ensino, melhor infraestrutura nas escolas, entre outros.
Isso ocorre porque a qualidade do ensino no País ainda não está nos patamares desejados. É preciso que todos tenhamos a educação como prioridade. Somente assim, conseguiremos um Brasil melhor, do ponto de vista do seu crescimento sustentável e do capital social como nação.
O sistema educacional brasileiro ainda enfrenta muitos desafios. Para garantir que os alunos aprendam o mínimo considerado adequado, é preciso garantir que as escolas tenham a gestão do aprendizado baseada em critérios de avaliação permanentes e padronizados, com indicadores de desempenho.
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