O país é grande, mas o PIB per capita é relativamente pequeno. O Brasil gasta pouco por estudante, e ainda gasta mal, o que se reflete nos resultados negativos das avaliações do desempenho de nossos estudantes.
Existe ainda no Brasil o que Sérgio Costa Ribeiro chamou de ?pedagogia da repetência?, uma prática de reter os alunos que não tem bom aproveitamento, ao invés de apoiá-los para que eles aprendam mais. Com isto os alunos ficam na escola por mais tempo do que deveriam, muitos acabam abandonando os estudos, e a maioria não aprende o que deveria.
Os pais têm um papel muito importante de acompanhar a vida escolar de seus filhos, estimulando e valorizando o estudo, criando condições para que os filhos possam fazer os trabalhos de casa, detectando problemas e dificuldades e trabalhando ou pedindo ajuda para resolvê-los, e atuando junto à escola para fazer com que ela funcione cada vez melhor. Pesquisas de opinião pública mostram que a maioria das pessoas acredita que as escolas funcionam bem, quando na realidade as avaliações mostram que elas funcionam mal. É importante que os pais procurem saber qual é o IDEB da escola de seus filhos, e tratem de agir junto aos diretores e professores para conseguir melhores resultados, criticando e apoiando naquilo que estiver ao alcance de cada um.
Os dados do Censo Demográfico do IBGE confirmam que a renda do trabalho dos professores da educação básica é das mais baixas entre as diversas áreas de formação de nível superior. Mesmo assim, a carreira de professor é a segunda em número de formados no país, depois da de administração. Isto significa que a carreira de professor é na prática uma segunda opção para pessoas que não se qualificam para seguir as carreiras mais apreciadas. A consequência é que a carreira deixa de atrair as pessoas mais talentosas, o que se reflete depois na má qualidade da educação que os alunos recebem.
Os problemas da má qualidade do ensino começam nos primeiros anos escolares, e vão se agravando depois. Existem muitas explicações para isto, que incluem a má formação de muitos professores, que não entendem bem o que devem ensinar; a ausência de um programa de ensino bem estruturado que o professor deve seguir, fazendo uso de métodos pedagógicos apropriados; e o mau funcionamento das escolas, que não criam um ambiente estimulante para os estudantes, levando ao desestímulo e ao desinteresse por parte dos alunos. O problema é geral, mas se torna mais grave na matemática, para qual a acumulação de conhecimentos é fundamental. O aluno já deveria chegar no ensino médio com um boa bagagem de formação sem a qual ele não tem como aprender os conteúdos mais avançados deste nível.
A resposta é a mesma da perginta anterior, existe um problema geral de má qualidade do ensino que tem a ver com professores mal formados, escolas desorganizadas, currículos indefinidos e, além disto, alunos que vêm muitas vezes de ambientes que não valorizam o estudo e que a escola deveria compensar, mas dificilmente consegue.
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