clicRBS
Nova busca - outros

Mozart Neves Ramos

1. Por que mesmo sendo a 6ª economia do mundo, o Brasil ainda está no 88º lugar no ranking mundial da educação?

Esse distanciamento também se verifica em relação a outros indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Competitividade. O Brasil tem uma dívida histórica educacional com a sua população. O País ainda não colocou a Educação na mesa de prioridade dos governantes; para muitos, a Educação é gasto e não investimento. O professor no Brasil não é valorizado, o que se reflete na baixíssima atratividade da carreira. Como conseqüência o País ainda está longe de oferecer uma Educação Básica de qualidade.

2. Por que 34,5% dos alunos do Ensino Médio não estão na série correspondente a sua idade?

As taxas de reprovação e de abandono escolar nesta etapa da Educação Básica são relativamente altas, especialmente quando comparamos com os dados de países que estão no topo da Educação mundial. Como resultado a distorção idade-série no Ensino Médio brasileiro é alta. Os jovens querem uma escola que caiba na vida e isso eles não encontram no atual Ensino Médio em nosso país.

3. Por que apenas 2% dos estudantes querem seguir a carreira de professor?

A razão é simples: baixos salários (no Brasil, um professor ganha 40% menos em relação a outros profissionais com a mesma titulação), não há um Plano de Carreira pautado no desempenho docente em sala de aula e na sua formação continuada ao longo da vida, a formação inicial é frágil e as condições de trabalho deixam muito a desejar na maioria das escolas públicas.

4. Por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática?

A baixa atratividade pela carreira é principalmente sentida nas disciplinas da área de Exatas - matemática, química e física. O ensino da matemática não motiva os alunos e assim, eles não aprendem; ou seja, os alunos, em geral, passam pela Educação Básica sem gostar da matemática. Faltam professores em quantidade e qualidade. A aprendizagem está diretamente vinculada ao bom professor. Estudos mostram que faltam 150 mil professores no Brasil nas disciplinas de matemática, química e física. É preciso mostrar aos alunos como as equações e os teoremas da matemática dialogam com o mundo do jovem, como explicam uma série de fatos do seu cotidiano. E assim tornar o ensino da matemática mais motivador.

5. Por que a maioria dos alunos matriculados no último ano do Ensino Fundamental não aprendem o mínimo considerado adequado?

O Brasil tem melhorado nas séries iniciais do Ensino Fundamental, mas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental - séries finais, ou seja, o 6º ano do Ensino Fundamental, quando se inicia a multidisciplinaridade, o efeito da qualidade docente começa a ser mais evidenciada juntando-se a isso um currículo pouco atraente. Como consequência o Brasil está estagnado, e num patamar baixo, em termos de aprendizagem escolar não só nesta etapa do Ensino Fundamental como também no Ensino Médio.

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.