clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 14/10/2014 21h36min

Inspire-se na história de 33 anos de entrega ao ofício de ensinar da professora joinvilense Dorita Miers

Nesta quarta, não haverá aula nas 84 escolas e 60 CEIs da rede municipal de Joinville

HASSAN FARIAS  |  hassan.souza@an.com.br

A professora de português Dorita Miers, 52 anos, atua nas salas de aula de Joinville há 33 anos e é a educadora mais antiga em exercício na rede municipal de ensino da cidade. Há 24 anos ela faz parte do corpo docente da Escola Municipal Professora Laura Andrade, no bairro Jardim Iririú, na zona Leste, e já foi responsável por participar da educação de milhares de alunos.

Nesta quarta-feira, ela e outros 7.098 professores das redes municipal e estadual, além dos que atuam na rede privada, vão comemorar o Dia do Professor.

— A educação é a base para tudo. Todos passam pela sala de aula e pelo professor, desde o presidente até o pedreiro — resume ela sobre a importância da profissão para a sociedade.

Nascida e criada em Joinville, Dorita se inspirou na mãe, que também era professora no Colégio dos Santos Anjos, para escolher a profissão. Hoje, ela dá as lições de português, diariamente, para cerca de 300 alunos do 6º ao 9º anos da escola Laura Andrade, onde tem colegas de trabalho que já foram seus alunos no passado e, atualmente, também atuam como professores. 

— Eu sempre encontro ex-alunos por aí. Alguns dão certo e outros não. Esses dias vi um menino que estava carregando um carrinho de papelão na rua, mas também já encontrei médicos e professores — revela Dorita.

Mesmo sendo a profissional mais antiga em atividade na rede municipal, ela não cansa do que faz. Segundo Dorita, o professor precisa ter encanto pela educação e, dentro da sala de aula, saber cobrar e conquistar os alunos. No entanto, ela também é crítica em relação à realidade atual da educação no País. Ela acredita que o profissional está cada vez mais desvalorizado e que há uma relação complicada entre a escola e a família.

— A família está jogando a responsabilidade para a escola. Os professores transmitem a educação, o conhecimento e também precisam ser médicos, psicólogos... — desabafa.

Nesta terça-feira, ela e outros profissionais da rede municipal receberam homenagens dos alunos nas escolas durante o dia.

A rede pública de ensino em Joinville é formada por quase 7.100 professores. Na municipal são 4.927 profissionais. Na estadual, 2.172, com 1.031 efetivos e 1.141 ACTs.

"Feriado" no município

Nesta quarta, não haverá aula nas 84 escolas e 60 CEIs da rede municipal de Joinville em comemoração ao Dia do Professor. Na rede estadual, os estudantes e os 2.172 professores terão aula normal durante todo o dia.

 

A NOTÍCIA

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.