clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 05/04/2014 14h02min

Oportunidades que não vêm dos estudos são mais atraentes do que a escola, diz estudioso

Lourival José Martins Filho acredita que jovem enxerga no crime a chance de ganhar dinheiro

Atualizada às 14h02min

Exclusão da escola e na escola. É assim que o educador e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Lourival José Martins Filho define o processo que leva ao abandono escolar. Para ele, o estudante é excluído porque não tem condições mínimas, como moradia e alimentação adequadas, o que faz com que muitos ajudem os pais na subsistência da família.

Além disso, o aluno também acaba sendo excluído na escola, quando ela apresenta currículos e atividades desinteressantes e desvinculados da vida da criança e do adolescente. Há ainda a questão da falta de estrutura física e humana.

Quando este aluno chega ao ensino médio, que tem a maior taxa de abandono do Estado (6,9%), o especialista explica que é percebida mais rapidamente a existência de outros atrativos longe da escola, como as drogas, o furto e o roubo.

— Eles são ocasionados pela desigualdade social e proporcionam dinheiro de forma mais imediata do que o conhecimento gerado pela escola. Cresce no Brasil a ideia que não vale a pena estudar, pois muitas oportunidades não surgem com o estudo — ressalta Martins Filho.

Para Martins Filho, o abandono escolar gera no estudante um sentimento de impotência e perda de autoestima, porque a criança e o adolescente tomam para si a responsabilidade pelo fracasso.

Resgatar estes alunos ou evitar que eles deixem a sala de aula não pode ser responsabilidade apenas da escola e dos professores, mas de toda a sociedade, seja investindo mais em profissionais da educação, instalações escolares ou mudanças nos currículos da educação básica para ajudar na tarefa.

DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.