clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 26/03/2014 11h01min

UFCSPA terá campus em Canoas

Primeira universidade federal do município deve abrir ao menos três cursos nas áreas de esporte e movimento

Matheus Beck  |  matheus.beck@zerohora.com.br

Em uma área de 24,6 mil m², cedida pela prefeitura, será construído em Canoas o novo campus da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Esta será a primeira instituição pública federal de Ensino Superior da história da cidade.

O campus ficará em frente ao Instituto Federal de Educação, na Rua Doutora Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, no bairro Igara, uma região ainda em desenvolvimento. Segundo a reitora, Miriam da Costa Oliveira, as primeiras ações serão de limpeza, cercamento e implantação de vigilância no local. Ao mesmo tempo, durante os próximos três meses, o conselho universitário deve definir os cursos que serão implantados e construir os projetos pedagógicos.

— Temos competência para abrir Medicina em Canoas, mas não há indicativos para o curso estar na primeira leva — salienta Miriam.

A orientação do Ministério da Educação (MEC) é de que não seja ultrapassado o limite de cinco graduações no lançamento da nova unidade, e a reitora espera iniciar com pelo menos três cursos relacionados à área da saúde.

— Educação Física é um clássico, e outros que o rodeiam devem ser instalados — assegura Miriam.

Entre as possibilidades, cursos como Fisioterapia, Ciência dos Esportes, Terapia Ocupacional e Gestão Ambiental. Assim que eles estiverem definidos e a estrutura física para recebê-los puder ser projetada (número de salas de aula, laboratórios, ginásios, quadras esportivas, setores administrativo e acadêmico), será encaminhada para licitação a contratação da empresa que realizará a obra. A expectativa da reitora é de que todo o processo, que deve levar ao menos dois anos, seja encaminhado ainda este ano para ser concluído a partir de 2016.

Haverá cursos de pós-graduação

Como a UFCSPA irá replicar em Canoas o modelo da Capital, estágios e convênios serão levados para a cidade. Também serão oferecidos os cursos de pós-graduação lato e strictu sensu (especializações, mestrados e doutorados). Com isso, é provável que aulas práticas e até mesmo residências possam ser estendidas para atender à comunidade.

Para o secretário da Educação do município, Eliezer Pacheco, a chegada da universidade irá estimular o crescimento das outras instituições de Ensino Superior privado e até mesmo de educação básica na região:

— Santa Maria recebeu, na década de 1960, a primeira universidade federal fora das capitais. Hoje, existem sete centros universitários além da UFSM.

Preste atenção

> A Medicina da UFCSPA em Porto Alegre deve ter mais 30 vagas a partir de 2016. Segundo a reitora, Miriam da Costa Oliveira, não há projeto para ampliar a oferta para outras graduações.

ZERO HORA
Matheus Beck / Agência RBS

Cursos serão definidos nos próximos meses, e Medicina poderá ser implantado em um segundo momento
Foto:  Matheus Beck  /  Agência RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.