clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 24/03/2014 20h52min

Transição para eleição de diretores em SC começa nas escolas estaduais

A indicação política chegou ao fim no ano passado com assinatura de decreto pelo governador

Atualizada às 20h52min

A escolha dos diretores nas escolas estaduais com a participação da comunidade começa apenas em 2015, mas um processo de transição passa a ser implantado a partir desta semana. Os atuais diretores precisam apresentar um plano de gestão à Secretaria de Estado da Educação (SED), para ser avaliado por especialistas.

O plano precisa ser postado em um sistema online até 14 abril. Este processo vem marcar a mudança na maneira de nomear os diretores escolares, alterada em outubro do ano passado, quando o governador Raimundo Colombo assinou um decreto que colocou fim à indicação política.

Esta está sendo considerada a primeira etapa do novo modelo de escolha dos gestores escolares. A coordenadora da ação na SED, Maristela Fagherazzi, diz ele vem fortalecer a criação de uma cultura participativa nas escolas.

— A ideia é que os diretores atuais elaborem os planos de gestão junto à comunidade escolar, principalmente com as famílias — ressalta.

Vão passar por essa nova experiência 1.111 escolas da rede. O planos serão avaliados por consultores com formação na área da educação e com experiência ou pesquisa em gestão escolar. E de acordo com Maristela, os planos não serão rejeitados.

— Os consultores prestarão uma assessoria, dando sugestões e recomendações aos diretores — esclarece a coordenadora.

O trabalho dos gestores no próximo ano será acompanhado pela Secretaria e pela própria comunidade, que terá acesso ao planejamento feito por eles. Os atuais diretores ficarão no cargo até dezembro de 2015, quando professores, alunos e pais participam da eleição para escolher o melhor plano de gestão para a escola.

Além de cadastrarem o plano de gestão no sistema, os atuais diretores têm até outubro para fazer um curso de gestão escolar. Quem não fizer pode ser destituído do cargo.

Para 83 escolas da rede estadual, a participação da comunidade escolar já será efetiva neste ano. São unidades onde o cargo de diretor era ocupado por substituto até 28 de fevereiro. Em vez de haver uma indicação para novos gestores, eles irão passar pelo processo completo. Com isso, precisam cadastrar também o plano no sistema online.

Após a análise pelos consultores, os planos do candidatos serão defendidos, sendo um deles escolhido pela comunidade escolar. Participam da escolha professores, especialistas, assistentes de educação, merendeiras, pais e responsáveis, estudantes a partir do 6º ano, e as Associações de Pais e Professores (APPS). Este processo estará concluído até 31 de maio.

A mudança põe ainda um fim numa realidade ultrpassada que colocava Santa Catarina como o Estado que mais tinha diretores indicados politicamente. De acordo com dados da Prova Brasil 2011, 86% de diretores de colégios estaduais assumiram o cargo por essa prática, que é mantida em apenas seis Estados.

DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.