clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 04/03/2014 02h21min

Após a aprovação, doação e venda são estratégias usadas por calouros para se desfazer da pilha de livros usados

Interessados em encaminhar material de estudos para instituições de ensino podem procurar o Banco de Livros, em Porto Alegre

Bruno Moraes  |  bruno.moraes@zerohora.com.br

Passar no vestibular é um feito que pode levar mais de uma tentativa. Além de acumular conhecimento depois de tanto tempo estudando, muitos aprovados deparam com outro excesso, o de livros e apostilas nas estantes.

As duas saídas mais usadas por calouros para não transformar o material em comida de traça são a doação e a venda. Caloura de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mariana Araújo Pereira, 23 anos, pretende doar o material. Para isso, também recorreu a uma rede social para encontrar interessados:

— Sou muito apegada a livros, então não pensei em vender o meus. Tenho uns 30, e prefiro dar para quem não tem condição de comprar. Fiz cursinho por muito tempo e sei que são caros. Não quero doar todos para a mesma pessoa, por isso separei por matéria.

O porto-alegrense João Fábio Cardoso, 20 anos, nunca fez cursinho. Estudante de Direito da Faculdades Rio-grandenses (Fargs), ele pretende se preparar para o concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde hoje trabalha como auxiliar agropecuário — função que o colocou em dúvida: seguir no Direito ou mudar para a Medicina Veterinária? Sem grana para fazer aulas, busca, pela internet, alguém interessado em doar livros e apostilas.

— Vou estudar em casa. Então, procuro por livros de cada matéria e de exercícios — conta.

Vender para investir

A canoense Angela Ascoli, 17 anos, começou o curso de Farmácia na UFRGS neste semestre. Ela lembra que pagou R$ 690 pela coleção de livros do cursinho — 18 com as matérias, mais dois de revisão e um sobre o Enem, outro de história antiga, um de leituras obrigatórias e um com simulados.

— Logo que passei, pensei em pedir R$ 400 por todos. Hoje, estou negociando outras ofertas mais baixas. Pretendo usar o dinheiro para comprar material da faculdade. Além disso, vai liberar espaço em casa. São duas caixas no chão — explica Angela, que planeja doar os livros do Ensino Médio para um pré-vestibular gratuito. — Como esses eu ganhei, não vou cobrar.

Aprovado para o segundo semestre em Engenharia Elétrica na UFRGS, Rodrigo de Pauli Sampaio, 18 anos, de Porto Alegre, já fechou alguns negócios: vendeu três livros sobre leituras obrigatórias e dois com exercícios de biologia e português.

— Pretendo comprar livros de cálculo. Se no Ensino Médio o material já era caro, imagina na faculdade — diz.

Solidariedade estudantil: as opções para doar seus livros do vestibular

Quem tem interesse em doar livros e apostilas com conteúdos do vestibular (ou mesmo infantis, jurídicos, clássicos da literatura, etc.) pode procurar o Banco de Livros, na Capital. A entidade se encarrega de distribuí-los para pré-vestibulares gratuitos.

— São dois cursinhos em Porto Alegre e um em Viamão. Outras instituições gratuitas e comunitárias também podem solicitar o material. Antes de montarmos um espaço como uma biblioteca, fazemos uma visita técnica para verificar necessidades. Quando preciso, também fornecemos um computador para controlar o acervo, estantes, mesas, cadeiras — explica Neli Miotto, bibliotecária do Banco de Livros.

Para doar, é necessário que o material esteja atualizado, em bom estado e escrito dentro das novas normas de ortografia. Ao lado, descubra como proceder para contribuir ou para solicitar livros.

O que fazer

> Estudante que quer doar

1) Leve você mesmo

O Banco de Livros fica na Avenida Francisco Silveira Bitencourt, 1.928, em Porto Alegre.

2) Leve a um ponto de coleta

O Banco de Livros tem uma parceria com a rede de estacionamentos Safe Park na Capital e na Grande Porto Alegre.

3) Peça ajuda

Você pode solicitar que o Banco de Livros busque o material na sua casa, desde que o volume seja grande (acima de cem livros).

4) Na Zero Hora

Você também pode doar livros didáticos e apostilas de vestibular aqui em ZH. O material, que será encaminhado ao Banco de Livros, poderá ser entregue até 28 de março, na portaria do jornal, na Avenida Ipiranga, 1.075, esquina com a Avenida Erico Verissimo, em Porto Alegre. As doações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, exceto feriados.

> Pré-vestibular gratuito que quer doações

1) Faça contato

Cursinhos gratuitos podem encaminhar pedidos em bancossociais.org.br (acessando o Banco de Livros), pelo e-mail balcaodeprojetos@bancossociais.org.br ou pelo telefone (51) 3026-8020.

2) Busque o material

O Banco de Livros não tem como levar o material até a biblioteca. Organize-se para buscá-lo.

As doações são feitas apenas para entidades que desenvolvam alguma atividade de cunho social.

ZERO HORA
Lauro Alves / Agencia RBS

Mariana Araújo Pereira tem 30 livros para doar
Foto:  Lauro Alves  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.