Educação Básica | 25/02/2014 16h31min
O ano letivo começou com falta de professores na rede estadual de ensino, a exemplo de outros anos. Na região, contabilizando os números da 4ª Coordenadoria Regional de Educação de Caxias do Sul, 16ª de Bento Gonçalves e 23ª de Vacaria, totalizando 48 municípios atendidos pela Secretaria Estadual da Educação, 139 docentes ainda não estavam em sala de aula até terça-feira.
A 4ª CRE atende 14 municípios da Serra, com 2.478 professores. Só em Caxias do Sul, faltam 30 professores, e mais 39 na região de abrangência. Na sexta-feira passada, 68 profissionais foram nomeados para atuar na rede estadual. No entanto, os que ainda não começaram a trabalhar estão em processo de finalização de contratos.
Segundo Cleudete Piccoli, coordenadora da pasta, a falta de docentes é variável e pode aumentar, porque os pedidos de desligamento acontecem seguidamente. Os motivos: profissionais mudam de ramo de trabalho ou vão para a rede privada de ensino, por exemplo. Cleudete acrescenta que há casos de professores que entram em sala de aula e um dia depois não querem mais lecionar.
— Nossa expectativa é de que, até o final da próxima semana, as vagas remanescentes estejam preenchidas. Contamos com um banco de espera válido por três anos e, conforme a demanda, vamos chamando os professores que têm interesse em contrato emergencial — explica.
Há pouco mais de um ano, Fabiana Simonaggio está na direção do Cristóvão de Mendoza, maior escola pública de Caxias do Sul, com 1.830 alunos. No ano passado, o quadro de 110 professores fechou somente no mês de maio. Neste ano, a instituição aguarda professores de ensino religioso, geografia e matemática. Mesmo assim, Fabiana acredita que ainda faltarão servidores. Três deles aguardam a nomeação do município.
A 16ª Coordenadoria Regional de Educação de Bento Gonçalves atende 25 municípios. O coordenador Ênio Ceccagno disse não números fechados sobre quanto professores atendem a região, mas informou que em 2013 havia 22.949 alunos e 1.239 docentes. Na região de Bento, até ontem, faltavam 40 professores, e novos contratos estão em processo de finalização.
Nove municípios são atendidos pela Coordenaria de Vacaria. Segundo dados da assessoria de comunicação, em 2013, 10.903 alunos estavam matriculados na rede estadual, contando com 882 professores. Os números deste ano ainda não estão fechados, segundo a assessoria. Ontem, faltavam 30 profissionais.
Alunos da Escola Cristóvão de Mendoza estão sem professores de religião, geografia e matemática
Foto:
Roni Rigon
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.