clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 24/02/2014 12h15min

Em ano de Copa, rede estadual de ensino público retorna às aulas mais cedo

Início do período letivo foi antecipado por causa do Mundial no meio do ano

Atualizada às 12h15min Roberto Azambuja  |  roberto.azambuja@zerohora.com.br

— Eu tenho que te contar taaaaaanta coisa — espichou a vogal uma adolescente à colega na entrada do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

É clichê, mas no mundo conectado das redes sociais em que a novidade vira passado em 140 caracteres ou após uma curtida, o retorno das aulas ainda é um grande evento que dispensa confirmar participação. Na manhã desta segunda-feira, 1,9 milhão de crianças e jovens retomaram as atividades nas redes públicas de ensino estadual e municipal do Rio Grande do Sul. Universidades como a UFRGS, PUCRS e Unisinos também voltaram à rotina.

Em ano de Copa do Mundo, as atividades iniciaram uma semana antes do Carnaval, o que geralmente ocorre após a festa popular. O evento, no entanto, não deve alterar o calendário das escolas, exceto em dias de jogos do Brasil e aqueles sediados na Capital.

— Teremos a Feira das Nações, que vai integrar o projeto pedagógico com o tema do ano. Servirá como trabalho do segundo trimestre, o qual acaba junto com a Copa — detalha a diretora do Instituto Estadual de Educação Flores da Cunha, Leda Larratéa, garantindo que o quadro de professores está completo.

O Mundial, aliás, foi alvo de críticas na maioria das rodas de conversa em frente às escolas. Para as estudantes do Julinho Jade Flores, 16 anos, Pietra Labanaix, 15, e Vanessa Martins, 15, a parada durante os jogos resultará em reposição das aulas, o que temem ocorrer no fim do ano. Para o casal Alexandra Avila, 16 anos, e Glauber Barboza, 19, o investimento deveria ser repassado a áreas como saúde e educação.

— Não precisava parar (durante a Copa). Estudar é mais importante — ressaltou Alexandra.

No Instituto de Educação Flores da Cunha, a turma 312 do terceiro ano do Ensino Médio decidiu inovar. Em vez de confeccionar as famosas camisetas no final do ano, preferiram estreá-las no primeiro dia de aula. Em meio às férias, a ideia foi disseminada por Facebook e WhatsApp.

— Queríamos fazer um terceiro (ano) diferente. Os outros (terceirões) são muito sem graça — alfinetou Victória Fiorin, de 17 anos.

De bom humor e descontraído, o professor Ronaldo Nogara, de Física, acompanhou a festa dos estudantes, sem deixar de emitir um alerta:

— No primeiro dia sempre é tudo maravilhoso. O difícil é manter assim o ano todo — brincou.

Confira o calendário do ano escolar

Segunda-feira, 24: volta às aulas na rede estadual e na rede municipal da maioria das escolas gaúchas. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também inicia as atividades do primeiro semestre.

Quarta-feira, 26: retomada das aulas na rede municipal de Porto Alegre.

Em novembro do ano passado, foi assinado um protocolo de intenções entre instituições de ensino para unificar o calendário das redes pública e particular no Rio Grande do Sul. O documento prevê o recesso de inverno entre 19 de julho e 3 de agosto e o término das aulas em 19 de dezembro.

Nas escolas municipais da Capital, não haverá aula nos dias 18, 25 e 30 de junho, quando ocorrem na cidade os jogos da primeira fase da Copa do Mundo.

ZERO HORA
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Glauber já terminou o colégio, mas acompanhou a namorada Alexandra ao Julinho
Foto:  Ronaldo Bernardi  /  Agencia RBS


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.