A Educação Precisa de Respostas | 09/02/2014 21h31min
Cerca de 62 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas nesta segunda-feira em Joinville. São 83 escolas e 58 centros de educação infantil. Entre eles, está a pequena Larissa Luiza de Souza, de seis anos, que está ansiosa para retomar os estudos e reencontrar os amigos.
Ela já passou em frente à escola que frequenta, a Karin Bakermeyer, no Vila Nova e notou mudanças.
— O parquinho está diferente, tem desenho novo nas paredes — conta, enquanto organiza os cadernos novos na mochila.
Durante as férias, algumas escolas passaram por reformas. Oito delas, inclusive, foram intimadas pela Vigilância Sanitária a corrigir problemas na cobertura, na rede elétrica e no sistema de esgoto. Na última sexta-feira, a fiscal Lia Abreu vistoriou e liberou as unidades para o início do ano letivo.
A exceção foi o CEI Beija-flor, no bairro Petrópolis. A creche passa por uma reforma geral, com conclusão prevista para o próximo mês. A Secretaria de Educação propôs a todos os pais o remanejamento para outras duas unidades na mesma região.
Crianças de cinco anos serão atendidas na Escola Municipal Abdon Batista, na rua Petrópolis, nº 1.618. Os alunos de três a quatro anos serão remanejados para o CEI Juarez Machado, na rua Armazém, em frente ao número 263.
— Todas as crianças serão atendidas com a mesma qualidade — assegurou Marlize Martinelli, coordenadora da educação infantil da Secretaria de Educação.
Ela informou, ainda, que todos os pais foram avisados, por telefone, a respeito da alteração de local e dos endereços das unidades que vão acolher as crianças.
Já o Caic do Espinheiros e a Escola Orestes Guimarães terão atividades concentradas em um único bloco até que toda a estrutura passe por reforma.
Mudanças
As escolas de Joinville também estão passando por análise da estrutura elétrica para receber a climatização. Foram comprados 1.503 aparelhos de ar-condicionado, 683 deles com 24 mil BTUs de potência, e 820 equipamentos com 36 mil BTUs. As escolas vão receber 1.042 aparelhos, e os CEIs, 461. A instalação em todas as escolas, porém, vai ocorrer até o final deste ano.
Além disso, no retorno às aulas vai começar a distribuição dos novos uniformes escolares aos alunos de escolas e CEIs. O objetivo da mudança foi proporcionar mais conforto, com tecidos e modelos mais adequados ao clima da cidade.
A pequena Karin Bakermeyer já está com seu material preparado para esta segunda-feira
Foto:
Diorgenes Pandini
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.