clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 07/02/2014 16h45min

Prefeitura repassa às unidades de ensino orientações sobre precaução ao calor

Medidas visam melhorar o bem-estar das crianças

Devido às altas temperaturas que deverão permanecer durante o início do ano letivo nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis está orientando todas as escolas, creches e núcleos de educação infantil a tomarem algumas precauções para garantir o bem-estar e saúde dos estudantes. Levar uma garrafa de água de casa e usar roupas leves, como bermuda, são algumas das recomendações.

Nessa época as doenças mais comuns são ligadas à perda de líquidos e conseqüentemente à desidratação. Isto pode levar à diarréia, vômitos ou suor intenso. Para evitar essa situação, será redobrado o cuidado para que a criançada beba bastante água e sucos. “Os pequenos devem ser incentivados a tomar muito líquido, mesmo que não peçam”, observou o secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Aos adolescentes será pedido para que tragam de casa uma garrafa de água, que podem ser reabastecidas na escola.

As roupas leves são sugeridas para o conforto de todos. Roupas de algodão são as mais indicadas. Também será incentivado o uso de bermudas por parte dos alunos e sandálias, salienta o secretário. “Com esse tipo de roupa e acessório, todos vão se sentir mais à vontade e com concentração nas aulas”, reforça Pinto da Luz.

As práticas envolvendo atividades físicas ao ar livre nos períodos de maior intensidade de radiação solar, a partir das 9h, devem ser evitadas.  As atividades neste período devem ser realizadas em áreas internas, com abrigo do sol. As unidades de educação infantil estão recebendo protetor fator 40 para garantir a boa saúde dos pequenos.
 Todas as instituições estarão atentas para intensificar uma alimentação baseada em muita salada e frutas. Os alimentos leves são de fácil digestão e aumentam a sensação de bem-estar e disposição.

A Secretaria de Educação tem sob sua responsabilidade 11 mil 809 crianças de 6 meses a 5 anos e mais de 15 mil alunos no ensino fundamental, na faixa-etária de 6 anos a 14 anos. 


Recomendações
 
. Ingestão de muita água.
 
 .Incentivar alunos do ensino fundamental a trazerem de casa garrafa de água.
 
. Uso de bermudas e outras roupas leves, além de sandálias.
 
. Reforço na alimentação escolar com saladas e frutas.
 
. Uso de protetor solar na criançada.
 
. Evitar práticas envolvendo atividades físicas ao ar livre nos períodos de maior intensidade de radiação solar, 9h às 18h. As atividades nestes momentos devem ser realizadas em áreas internas, com abrigo do sol.
 
.Manter os locais arejados, com janelas e portar abertas, além de ventiladores ligados.

Divulgação / 


Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.