A Educação Precisa de Respostas | 20/01/2014 10h35min
O COEB, Congresso de Educação Básica 2014, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, deverá reunir cerca de 1.500 pessoas, de segunda (03/02) a quarta-feira (05/02). Estão previstas seis palestras e três conferências, além da apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência de profissionais selecionados da rede municipal de ensino. O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina sediará o COEB.
Em sua quarta edição, o COEB busca proporcionar discussões a respeito de políticas públicas para a Educação Integral que envolvam a educação infantil, fundamental e a educação de jovens, adultos e Idosos (EJA).
Na segunda-feira, a abertura do congresso será feita pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo Secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. A abertura das atividades será feita por Ariana Cosme, professora da Universidade do Porto, com a Conferência sobre Educação integral. A palestrante internacional tem Licenciatura e Doutorado em Ciências da Educação.
Na terça-feira (04), a pedagoga Geovana Mendonça Lunardi Mendes falará sobre a "Docência e desafios contemporâneos frente à Educação Integral". Juares Thiesen, doutor em ciências pedagógicas, abordará a "Reorganização curricular da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral".
Finalizando a manhã do segundo dia, a doutora em educação Suely Amaral Mello vai falar sobre "O Papel do professor na formação da inteligência das crianças". Entre os temas discutidos estará a influência da teoria histórico-cultural na educação e a brincadeira como uma das atividades que impulsionam o desenvolvimento nas diferentes faixas etárias.
No período da tarde, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, especialista em Gestão de Sistemas Educacionais, ministrará a respeito de "Políticas públicas na educação integral: aspectos legais, financeiros e pedagógicos". José Vicente de Freitas, que atua na área da Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável, falará sobre a escola sustentável na dimensão do currículo, gestão e espaço físico.
A doutora em educação, Rosângela Machado, proferirá a palestra "Organização curricular e as diferenças na escola na perspectiva da educação integral". A profissional apontará o sentido das diferenças na perspectiva da educação inclusiva. Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, tratará sobre "Aprendizagem e as contribuições da neurociência", abordando as implicações da neurociência para a prática educacional.
O ultimo dia do evento, quarta-feira (05), contará com a conferência "Educação Integral como emancipação dos sujeitos: articulação entre os diferentes saberes discursos e práticas", ministrada por Reinaldo Matias Fleuri. O profissional é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália.
Irão participar do Congresso 10 trabalhos previamente selecionados. Os projetos são divididos em duas modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa e Relato de Experiência.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.