clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 05/01/2014 13h06min

Candidatos têm opiniões divididas sobre mudanças no processo seletivo da UFRGS para 2015

A partir do próximo concurso, 30% das vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando apenas a nota do Enem

Bruna Vargas  |  bruna.vargas@zerohora.com.br

Candidatos que prestaram as provas para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que teve início neste domingo, pisaram nas salas de aula com um motivo a mais para se preocupar. Este é o último concurso em que a via de ingresso será 100% por meio da maratona de provas.

A partir do próximo concurso, 30% das vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo desenvolvido pelo Ministério da Educação para que estudantes ingressem nas instituições públicas de Ensino Superior utilizando apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na saída do primeiro dia de provas no Colégio Júlio de Castilhos, o assunto dividia a opinião dos estudantes. Enquanto alguns elogiaram a iniciativa, que, em tese, deve beneficiar estudantes de escolas públicas, outros se preocupam com o aumento massivo da concorrência com candidatos de outros estados.

Para Henrique Ferreira Bregão, 17 anos, que concorre a uma vaga no curso de jornalismo, o modelo, ao contrário do que se propõe, continuará favorecendo alunos com renda mais alta a ingressar nos cursos concorridos.

— É uma prova elitista, porque as pessoas que virão para cá serão preparadas. Virá gente que tentou USP, Unicamp, gente de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, que tem condições de bancar a vida em outro estado — reflete.

Já Gabriela de Sá, estudante do Colégio Província de São Pedro, considerou a medida positiva. Para prestar o vestibular para Publicidade e Propaganda no ano que vem, quando concluir o Ensino Médio, pretende estudar mais para o Enem, a fim de garantir o percentual da prova.

— Acho que é um modelo mais justo, mas vou começar a estudar mais para que o Enem também me ajude na nota. Porque quem tiver um desempenho ruim será prejudicado no final — avalia.

Candidata de Publicidade e Propaganda, Amanda Ahrends de Oliveira Maia, 17 anos, acha que o incremento da concorrência deve complicar a vida dos vestibulandos em 2015.

— A competição é maior, mas, por outro lado, isso vai ajudar quem não tem como fazer cursinho e os alunos de escolas públicas.

Eduardo Corrêa, 20 anos, acredita que a nova configuração dos pesos pode influenciar, inclusive, no tipo de prova que deve ser aplicada pela UFRGS a partir do próximo ano.

— Acho que a prova pode se modificar, porque, hoje, o Enem e o vestibular da UFRGS são modelos muito diferentes. Enquanto um é mais lógico, o outro cobra coisas mais teóricas. Imagino que a banca terá de se adequar — opina.

Em entrevista coletiva concedida no fim da manhã deste domingo, o reitor Carlos Alexandre Netto comentou o tema, destacando que a prova da UFRGS já leva em consideração o desempenho dos candidatos no Enem. Ele acredita, ainda, que a concorrência deverá ser maior entre os alunos do Interior e da Capital que de outros estados.

— Embora tenha mais concorrência, não significa que os candidatos de fora do Rio Grande do Sul virão para o Estado. O movimento maior, acreditamos, será de estudantes do Interior para a Capital — aposta.

Uma comissão deve reunir nos próximos meses para decidir como será definido o peso destes critérios para o ingresso na universidade.

Leia mais:
> Porto Alegre terá reforço nas linhas de ônibus 
> Saiba o que esperar de cada prova do vestibular da UFRGS
> Confira dicas de músicas e filmes sobre assuntos que podem cair nas provas da UFRGS
> Prepare-se para a redação da UFRGS com três exercícios
> Veja 10 temas da atualidade que podem cair no vestibular da UFRGS

VÍDEO: especialista dá dicas para relaxar na hora da prova

ZERO HORA
Dani Barcellos / Especial

Neste domingo, candidatos realizaram as provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira
Foto:  Dani Barcellos  /  Especial


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.