A Educação Precisa de Respostas | 17/12/2013 10h07min
Está confirmado: a Universidade da Fronteira Sul (UFFS) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em todos os cursos de graduação a partir de 2014. A instituição já usava as notas do Enem para selecionar os estudantes, sem vestibular, mas fazia um processo seletivo próprio.
Segundo a instituição, apenas a pontuação do último Enem será aceita no próximo processo seletivo. Serão duas seleções anuais, para cursos do primeiro e do segundo semestre.
O período para inscrição no SiSU ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mas segundo a instituição, é provável que siga o mesmo calendário do ano passado, quando as inscrições foram abertas logo após a divulgação das notas do Enem, entre o fim de dezembro e início de janeiro.
Para o primeiro semestre de 2014, a UFFS oferecerá 1.590 vagas em 36 cursos de graduação, distribuídos em cinco campi: Chapecó (SC), Laranjeiras do Sul (PR), Realeza (PR), Cerro Largo (RS) e Erechim (RS).
Só em Chapecó serão oferecidas 490 vagas em 11 cursos. A novidade no campus catarinense é o curso de Matemática – o único entre os cinco centros da UFFS –, que receberá 40 estudantes na primeira turma.
Mesmo com a adesão ao SiSU, a UFFS continua exigindo que o candidato não zere em nenhuma disciplina na prova e nem tire menos que 300 na redação.
Porcentagem para cotas não sofre grandes mudanças
Para o reitor Jaime Giolo, a adesão ao SiSU não implica em muitas mudanças no processo seletivo da UFFS como um todo. A Cartilha de Políticas de Ingresso na Graduação prevê uma reserva de vagas que reflita a realidade da região, fazendo com que 432 das 490 vagas (entre 85% e 86%) oferecidas em Chapecó no próximo semestre sejam destinadas ao Programa de Reserva.
:: UFFS em Chapecó pode ter 80 vagas para Medicina até 2017
:: Arquivo: "Campus da UFFS começa a tomar forma"
— A alteração na oferta de vagas se deu em decorrência do novo censo escolar, que alterou o panorama nos três estados do Sul. Em SC, cerca de 85% dos estudantes cursaram o Ensino Médio em instituições públicas, por isso a mesma porcentagem será reservada a estas pessoas — explica Giolo.
• Confira a tabela com a distribuição das cotas na UFFS:
(clique para ampliar)
Cotas na UFFS em 2014/1 são distribuídas a partir de censos oficiais, dados do IBGE e censos escolares. Crédito da arte: Reprodução/UFFS
Mesmo com adesão ao SiSU, UFFS continua exigindo que o candidato não zere nenhuma disciplina e nem tire menos que 300 na redação
Foto:
Sirli Freitas
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.