A Educação Precisa de Respostas | 08/12/2013 17h09min
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aplicou, neste domingo, os exames de classificação para as três modalidades de cursos técnicos oferecidas pelo centro de ensino: integrado, concomitante e subsequente. Cerca de 8,5 mil dos 9,5 mil inscritos fizeram as provas e, somando os faltantes das três modalidades, o índice de abstenção ficou em 19,97%.
:: Saiba mais sobre a estrutura do IFSC e do IFC
:: Veja as últimas notícias sobre o IFSC
Os cursos técnicos integrados – os mais procurados entre as três modalidades - registraram o menor índice de abstenção: 12,4%. Já os cursos subsequentes tiveram 28,9% de faltantes, e os concomitantes 25,6%.
Alguns locais tiveram uma alta porcentagem de ausentes: 55,6% dos candidatos faltaram na prova dos concomitantes em Xanxerê, por exemplo. O vestibular para os cursos de graduação, aplicado em 24 de novembro, teve 27% de abstenção.
Os gabaritos dos três exames serão divulgados pelo IFSC a partir das 19h deste domingo, na página do Departamento de Ingresso da instituição.
Abstenção por modalidade
Embora o IFSC também ofereça cursos de graduação, o técnico não é um curso superior. No entanto, ele garante um diploma e uma formação que engloba atribuições profissionais regulamentadas por conselhos profissionais. Entre os cursos técnicos, o mais concorrido é o de Edificações, com 42 candidatos por vaga.
:: Cursos técnicos integrados
As provas para os cursos técnicos integrados (aqueles em que o aluno cursa o Ensino Médio e o técnico no instituto) foram aplicadas na tarde deste domingo e registraram 12,4% de abstenção, segundo informações do centro de ensino. Dos 4.922 candidatos inscritos, 611 não compareceram aos locais de prova. O exame selecionada estudantes para 708 vagas em 18 cursos dos campus Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, São José e São Miguel do Oeste. O campus Chapecó foi o que registrou menor índice de abstenção (7,5%), enquanto o de Gaspar teve o mais alto (14,7%).
:: Cursos técnicos concomitantes
Dos 1.237 candidatos inscritos no exame de classificação para cursos técnicos concomitantes (nos quais o estudante faz o ensino técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição), 317 não compareceram para fazer a prova, resultando num índice de abstenção de 25,6%. O local de prova com menor índice de abstenção no exame para cursos subsequentes foi o campus São Miguel do Oeste (19,2%), e o maior foi registrado no campus Xanxerê (55,6%). Entre os cursos concomitantes, o mais disputado é o de Eletromecânica do Campus Araranguá, seguido por Informática e Edificações do Campus Canoinhas.
:: Cursos técnicos subsequentes
No exame de classificação para cursos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio), 981 dos 3.400 candidatos inscritos não fizeram a prova, resultando em 28,9% de abstenção. O menor índice de abstenção entre os locais de prova foi registrado no campus Jaraguá do Sul (16,7%), e o maior, no campus Itajaí (43,1%). Entre os subsequentes, os três cursos mais concorridos são do Campus Florianópolis: Enfermagem, Edificações e Segurança do Trabalho.
Cursos técnicos do IFSC são divididos entre concomitantes, integrados e subsequentes
Foto:
Divulgação
/
IFSC
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.