Ensino Superior | 03/12/2013 14h53min
Iniciativa do programa Mais Médicos para aumentar o número de vagas de graduação, 42 municípios estão pré-selecionados no país para receber novos cursos privados de Medicina. A lista, que inclui quatro cidades gaúchas — Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo —, foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira.
A expectativa é de que sejam criadas aproximadamente três mil vagas nos cursos. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, não há previsão para que os cursos comecem a funcionar, já que o processo depende de outros editais.
O Rio Grande do Sul está entre os Estados que mais receberam habilitações, atrás de São Paulo, com 16 municípios pré-selecionados, e Bahia, com seis cidades. Minas Gerais aparece empatado com o RS, com quatro.
Na próxima etapa, os municípios pré-selecionados receberão visitas de uma comissão de especialistas que devem verificar a estrutura dos equipamentos públicos e os programas de saúde existentes.
De acordo com o MEC, mais de 200 prefeituras acessaram o sistema de inscrição. Dessas, 154 finalizaram formalmente o processo e encaminharam a documentação à análise do ministério, que deferiu 42 propostas. Estão representados 13 Estados das cinco regiões do país.
Veja a lista completa de municípios pré-selecionados:
Bahia
Alagoinhas
Eunápolis
Guanambi
Itabuna
Jacobina
Juazeiro
Ceará
Crato
Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim
Goiás
Aparecida de Goiânia
Maranhão
Bacabal
Minas Gerais
Muriaé
Passos
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Pará
Ananindeua
Tucuruí
Pernambuco
Jaboatão dos Guararapes
Piauí
Picos
Paraná
Campo Mourão
Guarapuava
Umuarama
Rio de Janeiro
Três Rios
Rio Grande do Sul
Erechim
Ijuí
Novo Hamburgo
São Leopoldo
São Paulo
Araçatuba
Araras
Assis
Bauru
Cubatão
Guarujá
Indaiatuba
Jaú
Limeira
Mauá
Osasco
Pindamonhangaba
Piracicaba
Rio Claro
São Bernardo do Campo
São José dos Campos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.