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Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo  | 02/12/2013 18h35min

Projetos de Passo de Torres (SC) e Santiago (RS) vencem na categoria voto popular do Prêmio RBS de Educação

Projeto O Mundo Encantado da Leitura e Construindo Novos Saberes no Mundo Globalizado são os ganhadores

O projeto O Mundo Encantado da Leitura foi o vencedor de SC na categoria voto popular do Prêmio RBS de Educação. Desenvolvido pela professora Maria Elizabeth Souto de Oliveira, o projeto também conquistou a categoria Projeto Comunitário SC.

A professora é de Passo de Torres, onde voltou a trabalhar com leitura em 2010. Através de doações, montou uma biblioteca para as crianças.

Confira o perfil do projeto de SC vencedor do voto popular.

No RS, Taise Soares de Oliveira venceu no voto popular com o projeto Construindo Novos Saberes no Mundo Globalizado. Pode vir Chapeuzinho Vermelho, Alice no País das Maravilhas, Cinderela... Não importa, todas elas cabem no entusiasmo da professora Taise Soares de Oliveira, da cidade de Santiago, era finalista do Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Particular. Nas roupas das personagens de fábulas e contos de fadas, ela conduz uma viagem pela imaginação e leva junto pequenos sonhadores do Colégio Medianeira, em Santiago.

O projeto aproxima os alunos de histórias infantis de um jeito diferente, lúdico e em busca de novas percepções. Tudo isso é possível graças à biblioteca infantil, que foi reinventada pela educadora e serve, muitas vezes, de cenário para as historinhas.

— A biblioteca não encantava. Junto com a Taise, conseguimos reorganizar o acervo infantil e montamos um lugar diferente, próprio

para aguçar a imaginação durante a leitura — conta Jackeline Vione, coordenadora pedagógica do Colégio Medianeira.

Aos 25 anos, a professora leva todos os encantos da leitura mediada para crianças da Educação Infantil até o 4º ano do Ensino

Fundamental. Conforme ela explica, imaginação e leitura têm de andar lado a lado. A atividade deve ser prazerosa e levar os leitores a novas descobertas.

— Não basta, apenas, a leitura estar ao alcance das crianças, é preciso tornar esse momento atrativo, encantador, para que o leitor

tenha o desejo de conhecer a obra — afirma.

Além de aproximar o mundo de fantasia dos alunos, a professora os convida a redescobrir seus universos. Após uma encenação,

os alunos recriam o conto, uma nova versão a partir das histórias vivenciadas. Entre as atividades, ela incentivou as crianças a inventarem diferentes finais para a obra Visconde, o Feiticeiro, de Monteiro Lobato, e alguns deles foram escolhidos para fazer uma encenação para toda a turma.

Para os alunos do 1º ano, o projeto incluiu a realização de um curta-metragem sobre os bichinhos da floresta, e tanto roteiro quanto personagens foram escolhidos pelos próprios estudantes.

— É importante criar espaços onde eles possam expressar suas ideias e aguçar a curiosidade. Por meio da fantasia e da imaginação,

podem acontecer novas descobertas — diz a professora.

DIÁRIO CATARINENSE
Charles Guerra / Agencia RBS

Professoras Maria Elisabeth e Taise de Oliveira foram escolhidas pelo voto popular
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


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