Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo | 02/12/2013 17h56min
Emocionada com a conquista na categoria Projeto Comunitário RS no fim de 2013, a professora de Santa Maria dedicou o Prêmio RBS de Educação a cidade:
— É muita emoção encerrar o ano de 2013 com este prêmio, que dedico a cidade de Santa Maria. Ele vem para amenizar um pouco toda a dor que a cidade passou. Passa um filme na nossa cabeça, e também lembro muito da minha avó, que foi minha primeira mediadora de leitura, e acredito que onde quer que ela esteja, está olhando por mim.
Poderia ser uma fábrica qualquer, não fosse pela quantidade de jovens escritores que saem de lá. Uma verdadeira oficina é o Ateliê de Textos, projeto desenvolvido pela professora Cristiane Fuzer em escolas da rede pública de Santa Maria, finalista do Prêmio RBS de Educação na categoria Projeto Comunitário.
Se um ateliê é lugar de trabalho de pessoas com vontade de experimentar e produzir arte, o projeto não poderia ter recebido nome melhor: vontade é o que não falta aos artesãos. Na sala de aula,os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental aguardam ansiosos pelas visitas semanais da equipe do projeto. Acadêmicos de graduação e pós-graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) levam ao encontro dos alunos inscritos todo o suporte necessário para"ligarem as máquinas".
— Dedicamos conhecimento e carinho a cada um dos participantes. Nas escolas, contamos com a confiança e o apoio da direção e de um professor de língua portuguesa. Às vezes, o professor de arte participa, e temos ótimos resultados — relata a educadora.
Conforme explica Cristiane, os encontros são divididos em etapas. A primeira delas é a pré-escrita, em que são desenvolvidas práticas de leitura e reflexão teórica. A segunda etapa é a reescrita,quando se inicia o processo de produção individual, com a reinvenção de um conto à escolha dos alunos.
Para a acadêmica de Letras Carla Carine Gerhardt, que integra a equipe do Ateliê, é gratificante acompanhar o processo criativo:
— Quando retornamos para as sessões dos feedbacks, eles ficam ansiosos para ler os bilhetes e começar a reescrever o novo texto.
Tem alunos que nos contam que já começaram até a escrever poesias e contos. O desfecho das atividades do Ateliê não poderia ser outro: o lançamento de um livro que reúne a versão final dos textos produzidos pelos alunos. Esta é a terceira e última etapa do projeto, a pós-escrita, comemorada pelos mais novos escritores santa-marienses, ao lado de toda a comunidade escolar.
— É emocionante ver o orgulho de familiares. É visível o entusiasmo dos jovens ao autografarem os livretos de contos que foram relidos e reinventados numa adaptação para o mundo contemporâneo — conta Cristiane
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.