Educação Básica | 26/11/2013 19h33min
Há quatro anos, o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem tido motivos de sobra para comemorar junto com seus alunos, professores e pais. Valmir Aita, diretor da instituição de ensino, atribui a essa trinca o bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem as notas de todas as escolas participantes do Enem 2012.
Contudo, este ano é para lá de especial. Pela primeira vez desde o começo da divulgação das notas pelo MEC, em 2010, uma instituição local alcança primeiro lugar no ranking no Estado. A média geral do Politécnico é de 680 pontos. Nos três anos anteriores, o colégio se mantinha entre o segundo e terceiros lugares (Enem 2011 _ 3º, Enem 2010 _ 2º, Enem 2009 _ 3º).
O Politécnico também é destaque nacional. No ranking das 25 melhores notas do país, a escola figura em 23º lugar.
Outras duas instituições de ensino de Santa Maria também constam entre as 10 melhores do Estado. O Colégio Riachuelo alcançou média geral de 642 pontos, ficando em 6º lugar. Duas posições abaixo está o Colégio Militar de Santa Maria, com 640. Em comum, está a ênfase que essas escolas dão para metodologia voltada para processos seletivos, em especial, vestibulares.
O Colégio da UFSM conta com 110 alunos no Ensino Médio que entram por meio de processo seletivo, aberto sempre para o 1º ano, e seguem até o 3º ano estudando de graça. No último domingo, o Politécnico realizou o seu "mini vestibular", com cerca de 20 alunos por vaga. Ao todo, são 71 professores que atuam também em oito cursos técnicos, três graduações e mestrado.
Leia mais na edição do Diário desta quarta-feiera
DIÁRIO DE SANTA MARIAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.