clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 24/11/2013 13h32min

Quase 200 mil estudantes fazem o Enade neste domingo

Exame avalia qualidade do ensino superior público e privado do país

Atualizada às 15h15min

Os portões dos locais onde ocorrem as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), fecharam às 13h deste domingo sem maiores problemas. Na Fapa, onde se concentraram as avaliações dos cursos de saúde, um candidato recebeu a orientação equivocada pela internet e foi para o prédio errado. Avaliando a situação, a organização entendeu que o erro foi do sistema do exame e garantiu a entrada do estudante na prova.

A obrigatoriedade do Enade divide opiniões:

– A avaliação é importante para barrar os cursos que são muito ruins. Além disso, é bom para manter o curso da UFRGS em primeiro lugar no ranking nacional – afirma Carolina Luft, estudante de Biomedicina da universidade que, como outros colegas da faculdade, tiveram palestras sobre a necessidade de fazer a prova.

Mas nem todos os candidatos são a favor do exame.

– Para mim, não tem muita utilidade. Não deveria ser obrigatório – disse o estudante do curso de Tecnologia em Radiologia da Serdil Fundação Saint Pastous, Ricardo Leonardi.

Criado em 2004 para substituir o Provão, o Enade é realizado neste domingo por quase 197 mil estudantes de cursos tecnológicos e da área de saúde em todo o Brasil. Neste ano, a prova tem novidade: o Inep, responsável pelo exame, publicou portaria determinando que o aluno terá de ficar, no mínimo, uma hora na sala para garantir sua participação na prova. Até então, ele podia assinar a presença e ir embora.

Neste ano, são avaliados cursos que conferem diploma de bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia e de cursos tecnólogo em Agronegócio; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental e Radiologia.

A participação do estudante habilitado ao Enade é indispensável para o registro da regularidade no histórico escolar e para a expedição do diploma. O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes.

Alexandra Scarton, assessora da Coordenadoria de Avaliação da PUCRS, explica a importância da avaliação.

– O candidato que vai bem no Enade é beneficiado, pois, além da nota individual do curso, pode apresentar ao mercado de trabalho uma avaliação de seu desempenho individual.

As provas se encerram às 17h.

Tadeu Vilani / Agencia RBS

Neste ano, o aluno tem de ficar, no mínimo, uma hora na sala para garantir sua participação na prova
Foto:  Tadeu Vilani  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.