Professor | 21/11/2013 10h07min
Com a ajuda de uma biblioteca, um cinema e um cantinho para a contação de histórias, a professora Renata Hercolino Chiminski deixou as salas de aula da instituição social Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, para se dedicar ao projeto que fomenta a leitura.
O incentivo surgiu em 2007 com realizações do empresário Cláudio Balsini, que já ajudava a instituição filantrópica e constatou a necessidade de construir uma biblioteca. A reforma trouxe também o cinema e o espaço para a contação de histórias, ambientes atraentes para crianças de todas as idades.
– A gente não tinha biblioteca. Tinha uma sala onde começamos a fazer contação de histórias e colocamos alguns livros vindos de doação. Um dia o Cláudio resolveu fazer a biblioteca. Hoje temos um espaço cultural. Os três ambientes fazem com que o incentivo à leitura ocorra em todas as idades. Cada turma tem um horário semanal – conta Renata.
Além do investimento nos ambientes, o empresário e o conselho pedagógico da escola criaram a Maratona Cultural, concurso literário que premia anualmente textos, desenhos, histórias em quadrinhos, poemas e paródias dos alunos.
Estudantes premiados ganham exemplar de livro e viagem
No final do ano, os textos selecionados são publicados em um livrinho organizado, ilustrado e diagramado pela professora Renata. Cada aluno premiado ganha um exemplar e também uma viagem ao parque temático Beto Carrero World, em Penha.
Para Silvia Zanette, diretora da escola, além dos ambientes preparados e de um bom acervo, o mais importante é o carinho com os alunos.
– Quem cuida de tudo aqui é a Renata, desde o controle de horário até o que se compra. Mas o mais importante é o trato com as crianças, o que ela faz para que os pequenos se interessem pela leitura. E é esse o trabalho da Renata, é isso que ela tem feito muito bem – destaca Silvia.
::As crianças se sentem felizes por estarem aqui::
"A gente tinha um espaço muito pequeno, com alguns livros, mas eu já sentia vontade de contar histórias às crianças. Aos poucos, fomos fomos nos aprimorando e o projeto foi crescendo.
No início as crianças não tinham muita paciência para parar, ver os livros, ouvir as histórias. A gente teve que ir educando desde o início e hoje se vê que eles já escolhem os livros, já sentam e sabem que vão ouvir a história. E é muito bom ver isso.
Os resultados são bem positivos, porque dia a dia o Bairro da Juventude tem investido na leitura. E as crianças se sentem felizes por estarem aqui ouvindo histórias, podendo levar livros para casa e também por usar esse espaço. Os professores percebem o resultado também em sala de aula.
Os menores vêm pra ouvir a história e pra ter o contato com os livros. Eles não vão ler, mas manuseiam e imaginam a história através dos desenhos e vão tendo aquele momento de intimidade com os livros. A gente acredita que isso já faz a diferença.”
::Modo de fazer::
- Apresente livros aos alunos;
- Conte histórias que cativem e que emocionem;
- Provoque e desperte o interesse dos alunos;
- Coloque livros interessantes para cada faixa etária à disposição;
- Converse com os alunos sobre os livros que eles leram;
- Discuta sobre a possibilidade de eles contarem suas próprias histórias;
- Incentive a escrita;
- Faça com que, no dia a dia, tanto a leitura como a escrita sejam um hábito;
- Mostre as histórias de outras formas, por meio de fantoches, livros digitais, miniteatro, contação de histórias, apresentação de histórias contadas, vídeos, etc.;
- Resgate valores e enriqueça o vocabulário das crianças, fazendo com que eles sejam pessoas mais pensantes a partir dos livros.
DIÁRIO CATARINENSE
Renata trabalha enriquecimento de vocabulário, resgate de valores e gosto pela leitura por meio de atividades criativas
Foto:
Caio Marcelo
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