Vestibular | 19/11/2013 14h16min
Depois de rejeitar um projeto para aderir, em 2014, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deve voltar a debater o tema nesta sexta-feira, em reunião do Conselho Universitário (Consun).
Desta vez, contudo, a tendência é de que a nova proposta, que entraria em vigor em 2015, destinando 30% das vagas para o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), seja aceita.
> Reitor da UFRGS projeta adesão total ao Sisu em cerca de cinco anos
> "Gostaríamos muito de ter a UFRGS disponibilizando suas vagas pelo Sisu", diz presidente do Inep
No encontro do dia 22, a comissão especial criada para elaborar o novo projeto deverá apresentar ao Consun um parecer favorável.
O documento estabelece uma pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado pelo Sisu. Para que o estudante não seja excluído da disputa, teria de atingir ao menos 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na redação. Candidatos aos cursos de Teatro, de Artes Visuais e de Música teriam de se submeter às provas de habilidades específicas, mesmo concorrendo via Sisu. Segundo a professora Simone Valdete dos Santos, que presidiu a comissão especial, existe um ambiente favorável para a mudança:
— É importante a UFRGS entrar em um processo nacional, até para ajudar a aprimorá-lo. Prevemos a criação de uma comissão de monitoramento e avaliação dos processos seletivos. Nosso parecer é apenas para 2015. Acredito que a adesão vai trazer mais alunos do Interior para a UFRGS — projeta Simone, que ainda destaca que será possível concorrer tanto pelo Sisu quanto pelo vestibular no mesmo concurso.
A proporção de vagas para as ações afirmativas — que atualmente é de um terço, podendo ser ampliada no futuro — seria mantida tanto no processo tradicional quanto no Sisu, conforme a Lei de Cotas. Na avaliação de Juliano Marchant, representante discente no Consun, a adesão beneficiaria estudantes interessados em entrar na UFRGS. Mas ele destaca que a instituição precisa ter cautela. Enquanto o Enem é aplicado em diversas cidades (foram 1,1 mil municípios brasileiros em 2013), a UFRGS tem provas em apenas quatro.
Mesmo que a comissão recomende a aprovação, a proposta poderá ser alterada em partes ou mesmo rejeitada pelo Consun.
Em breve
Como ficaria o vestibular da UFRGS com a adesão ao Sisu
> 30% das vagas seriam reservadas ao Sisu
> 70% das vagas seguiriam sendo distribuídas por meio do vestibular
> Nos dois processos, seriam respeitadas as proporções de cotas
> Só seriam aprovados via Sisu os estudantes que tirassem, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação do Enem
> Os pesos das provas serão definidos ao longo de 2014
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.