clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Artigo  | 04/11/2013 21h55min

A Educação Precisa de Respostas?

Professores da escola Aristides Germani questionam situação atual do ensino

Professores da Escola Estadual de Ensino Médio Cavalheiro Aristides Germani

Vivemos um momento de impasse na educação, precisamos de respostas ou de soluções? Temos dúvidas ou problemas? As carências da educação são tantas que  se torna difícil elencar e/ou priorizar quais as verdadeiras necessidades que permeiam a realidade das escolas e da comunidade escolar.

A cada governo que se instala somos obrigados a acatar mudanças  ditas Projetos político-pedagógicos e que mais parecem projetos partidário-pedagógicos. De quatro em quatro anos, as novidades na educação chegam arbitrariamente e os professores são obrigados a “carregar” o piano, carregá-lo escada abaixo, sem rampas, sem acessos, sem estrutura hidráulica, elétrica, sem funcionários, sem recursos financeiros e humanos que possam dar conta dos “pianos”.

Tablets, palestras, capacitações são realmente importantes para o desenvolvimento da educação, porém, quem está preparado quando não há segurança dentro de uma sala de aula com alunos agressivos, arredios, mal educados, rebeldes, vândalos que colocam em risco professores e funcionários das escolas, que atrapalham  os demais alunos que querem estudar e almejam progredir.

Se a educação realmente fosse prioridade, muito falada em campanhas eleitorais, o profissional da educação deveria ser valorizado e ser provido de condições adequadas para seu trabalho. Pouco tempo para organização e preparo, pois divide sua jornada em 2 ou 3 escolas, é obrigado a circular em salas de aulas super lotadas e às vésperas do inverno não tem direito à vacinação contra a gripe, menos valorizados que os presidiários... somos uma classe desprovida de apoio, de consideração e ainda por conta de decisões de gabinetes dividimo-nos em nomeados e contratados, dando o mesmo sangue pela educação, porém aos segundos, cabe a insegurança da instabilidade, pois um concurso serio não lhes é oportunizado.

Se fôssemos adiante, esse texto transformar-se-ia em um compêndio, assim encerramos o mesmo com a consciência de que paralisar por 1, 2 ou 3 dias é realmente o parar e pensar na educação como realmente ela merece. Nosso apoio aos que, nas diversas escolas do Brasil, pararam pela educação.


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.