clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 30/10/2013 16h17min

Curso de Medicina da PUCRS terá novo currículo

Mudanças visam a ampliar atividades de pesquisa e assistência a pacientes do SUS

O currículo do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) terá alterações a partir do primeiro semestre de 2014. Serão oferecidas 13 novas disciplinas, focadas na pesquisa desde os primeiros semestres e na assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

> PUCRS oferecerá curso de Geofísica no vestibular de verão
> Vestibular da Unisc terá mais vagas para o curso de Medicina
> Medicina domina lista dos curso mais procurados do Sisu

Apesar das mudanças, o curso segue com duração de seis anos. Também serão ampliados os investimentos nos campos de prática médica, que hoje ocorrem no Hospital São Lucas (HSL) e no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, na Capital. De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS, Jefferson Braga da Silva, o objetivo é intensificar a participação dos alunos na assistência integral a pacientes do SUS (60% dos atendidos no HSL):

— Queremos aproximar o aluno da pesquisa mais cedo, antes que ele se envolva com a residência, e atrair também para o laboratório, e não apenas para o consultório. Com relação à assistência, pretendemos tirar o aluno do hospital e colocá-lo em outro contexto social, mais próximo de programas de saúde da família.

Saiba mais

As disciplinas englobam técnicas de fundamentos em pesquisa, patologia aplicada, fundamentos em imagem, pesquisa translacional (aplicação do conhecimento gerado em laboratório diretamente no paciente), neuropsicobiologia do desenvolvimento e suas patologias, seminários integradores que resgatam assuntos comuns a diversas áreas da medicina, além de técnicas operatórias.

Cadeiras como Fundamentos em Genética, Biologia Molecular e Celular, Imunologia Básica e Aplicada serão abordadas de forma mais prática. Também serão desenvolvidos projetos de telemedicina. As pesquisas serão em conjunto com o Instituto do Cérebro do RS (InsCer/RS) e com o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB).

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.