clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 29/10/2013 01h32min

Entre 69 mil professores, ela é a número 1

Professora que dá aula em duas escolas de Santa Maria passou em primeiro lugar no concurso do magistério

Manuela Vasconcellos  |  manuela.vasconcellos@diariosm.com.br

Com suas quatro tatuagens, mochila nas costas, batom vermelho em um sorriso contagiante típico de uma jovem de 25 anos, Fernanda de Oliveira Veiverberg bem que podia ser confundida com mais uma aluna da Escola Estadual Maria Rocha ou do Instituto Estadual Olavo Bilac. Mas, quando chega em sala de aula, a turma a denuncia:
- Oi, professora!

A jovem foi aprovada em primeiro lugar no último concurso do magistério estadual, superando 69 mil candidatos e 13 mil aprovados. Ela fez 82,68 pontos na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- Não me imagino parando de estudar, de dar aulas, de repassar os meus ensinamentos - conta Fernanda.

Professora de filosofia, formada pela UFSM em 2012, ela também dá aulas da mesma disciplina para cerca de 30 pessoas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Instituto Estadual Olavo Bilac, onde está como convocada. Mas se engana quem acha que conciliar os trabalhos com os estudos - e o namorado - é o maior desafio de Fernanda. Para ela, o mais importante é educar bem e, para isso, precisa saber conviver com a "mente aberta" dos adolescentes e com as diferentes trajetórias dos adultos da EJA.

O segredo do sucesso no concurso  do magistério, ela garante, foi a afinidade que tem com as ciências humanas. Fernanda não estudou muito para a prova. Ela estuda sempre. E o conteúdo faz parte da rotina.
- Para as aulas e para vencer nos concursos, conto com a afinidade que tenho com a área de humanas - diz.

Fernanda é considerada professora conselheira de duas turmas do Maria Rocha. A idade e o espírito jovem ajudam. Mas, segundo a professora, o segredo é a forma de conversar.
- A gente aprende muito com ela, sobre os conteúdos de filosofia e a vida. Ela é companheira e está sempre disposta a ajudar - diz Igor Martins, 17 anos, um de seus 300 alunos.

Ao ouvir a declaração do jovem, Fernanda apenas complementa:
- Filosofia diz respeito à vida. Por isso, há essa aproximação, e isso é muito importante que todos os professores tenham com seus alunos.

DIÁRIO DE SANTA MARIA
Jean Pimentel / Agencia RBS


Foto:  Jean Pimentel  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.