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Enem  | 28/10/2013 10h06min

Inep vai enviar relatório a escolas sobre desempenho de alunos no Enem

Informações devem ser utilizadas para aprimorar técnicas utilizadas em sala de aula

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promete entregar neste ano a todas as escolas de Ensino Médio do país um relatório detalhado sobre o desempenho dos alunos no Enem, como forma de aprimorar o diálogo com a formação dos alunos.

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O relatório é uma das ferramentas para que gestores escolares e professores se apropriem do desempenho dos alunos e possam usar as informações no projeto pedagógico e na melhoria das aulas. Escolas públicas não têm estrutura para acessar os dados e resultados, além das médias — ao contrário das unidades particulares.

Segundo o presidente do Inep, Luis Cláudio Costa, o documento chegará a todas as escolas assim que o resultado do Enem 2012 por escola for publicado, o que deve ocorrer no mês que vem.

— Teremos um boletim pedagógico, com mapa de itens — disse ele ao Estadão na semana passada.

O Inep já prometeu fornecer essa análise às escolas no ano passado, mas o documento não foi produzido.

Um dos responsáveis pelo Qedu, maior plataforma digital de informações educacionais no país, Alexandre Oliveira diz que não há um diálogo favorável do Enem com a sociedade, o que dificulta que o exame tenha impacto no modelo atual do Ensino Médio.

— Todas as federais estarão debaixo desse guarda-chuva do Enem, que ainda não tem o escrutínio de especialistas ou da sociedade — diz.

Segundo ele, as escolas ainda continuam se organizando por disciplinas — e não adotaram a divisão por áreas do Enem.

— Só com mais subsídios, e o rendimento por competência é um deles, é que as escolas se movimentarão na direção das áreas — diz.

Para o professor Ocimar Alavarse, da USP, há avanços na consolidação do Enem.

— Sinaliza com uma matriz, que é boa, e pode organizar melhor o currículo das escolas.

Mas faz uma ressalva:

— A grade deve ser mais ampla. Disciplina de Artes, por exemplo, sempre foi meio secundária, e pode ficar mais secundária ainda, porque não é muito cobrada no Enem.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ESTADÃO CONTEÚDO

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