Enem | 27/10/2013 22h05min
A correção das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em especial a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, gerou debates entre os professores do Universitário, que prepararam o gabarito extraoficial publicado em ZH.com.
> Confira o gabarito extraoficial do Enem 2013
Entre as que geraram as principais divergências estão as questões 106, 108, 120 e 128 (todas da prova rosa). Segundo a professora Maria Tereza Faria, as discussões se devem a pontos semânticos:
— Na questão com uma charge, em que um menino pensa sobre a preguiça, discutimos bastante sobre qual poderia ser a resposta correta. Estávamos entre 10 professores, e alguns diziam que poderia ser a letra A, outros a B.
A questão trata do "recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor" na frase "a preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe e é preciso respeitá-la, pronto". A dúvida é se o recurso morfossintático é o "mas" (letra A) ou o "e" (letra B).
Na prova de matemática, a questão 162 (prova azul) pode ter confundido os estudantes. O enunciado pede o "valor mediano" de diárias de hotéis. Ainda que o texto desse margem a interpretar o trecho como "média aritmética" ou "mediana" — duas coisas diferentes —, não há motivo para polêmica, segundo o professor Floriano Cunha.
— Embora use um termo menos utilizado no jargão estatístico, não chega a gerar problema. A questão pede a mediana.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.